Notícias
INPI concede IG para Pindoguaba (CE) como produtor de artesanato

- Pindoguaba
Saiba mais
De acordo com a documentação apresentada ao INPI, o croá (Neoglaziovia variegata Arr. Cam) é uma planta terrestre nativa do Nordeste, encontrada em vários trechos do seu litoral e do sertão. Suas folhas fornecem longas fibras inodoras, de coloração bege clara, que apresentam grande resistência e durabilidade.
Desde os anos 1940, o croá foi muito explorado em Pindoguaba, chegando a ser a segunda maior fonte de renda do local, perdendo apenas para a agricultura. Os moradores desse distrito do município de Tianguá produziam cordas a partir do croá, que eram utilizadas nas construções das casas de taipa. Ao longo dos anos, a planta passou a ser usada na confecção de diversos produtos, como cordas, cabrestos para animais, mantas e redes.
Após perder espaço no início dos anos 1980, o uso das fibras do croá voltou a ganhar importância a partir de um trabalho de resgate da cultura do produto, realizado pelo Sebrae, governo estadual e pelo grupo Flor do Croá, criado em 2007, reunindo artesãos que confeccionam diversos artigos a partir da fibra da planta.
A partir de então, o uso do croá passou a se destinar exclusivamente à produção de um artesanato diferenciado, com garantia de qualidade e identidade histórico-cultural, sendo apresentado em eventos, feiras e exposições. Cabe ressaltar também que o artesanato local respeita as técnicas de manejo e conservação ambiental.
Ainda na documentação apresentada ao INPI, o levantamento histórico-cultural evidenciou que o artesanato de Pindoguaba alcançou fama, notoriedade e reputação ao longo dos anos pela originalidade, tornando o nome geográfico uma referência concreta do artesanato produzido a partir da fibra do croá.