Notícias
INPI concede IG para Cabaraquara (PR) como produtor de ostras
Saiba mais
De acordo com a documentação enviada ao INPI, a área geográfica denominada "Cabaraquara" abrange uma porção da Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná. Essa região é delimitada por um polígono geográfico que exclui áreas urbanas e de intensa navegação, sendo reconhecida como o principal centro de cultivo e comercialização de ostras na baía.
Caracterizado por extensos manguezais, canais e ilhas internas, o Cabaraquara representa um santuário ecológico, no qual diversas "fazendas marinhas" e restaurantes realizam a produção e comercialização de ostras, sendo a ostreicultura a principal atividade econômica da região.
O cultivo de ostras na região, caracterizado pela produção artesanal familiar, teve seu início na década de 1990, quando famílias locais começaram a investir nessa atividade como uma alternativa sustentável à pesca extrativista.
As técnicas de cultivo foram adaptadas às condições da região, com seu desenvolvimento remontando aos anos 1980. A criação é feita em estruturas flutuantes nas quais as ostras são cultivadas em "lanternas" ou "travesseiros" submersos nos canais protegidos.
Atualmente, a associação dos produtores reúne 10 maricultores responsáveis pela produção anual de cerca de 80 mil dúzias de ostras, solidificando a atividade como um pilar econômico e turístico para a região e sua comunidade.
Em relação ao turismo gastronômico na região, restaurantes ao longo da Estrada do Cabaraquara, conhecida como o "Caminho das Ostras", atraem visitantes interessados em degustar as ostras da localidade, impulsionando o turismo na região. Desta forma, estabelecimentos localizados na borda leste do polígono funcionam como pontos de beneficiamento primário, comercialização direta e fomento ao turismo gastronômico.
Ainda de acordo com os documentos apresentados, o cultivo das ostras se tornou uma fonte de renda sustentável e de baixo impacto ambiental para os empreendedores locais. O sabor leve e adocicado do produto contribuiu significativamente para o nome geográfico Cabaraquara ter se tornado conhecido.
Nesse contexto, o histórico e a tradição na produção de ostras na região de Cabaraquara confirmam o reconhecimento do território pela produção de ostras.
