Notícias
INPI apresenta estatísticas inéditas sobre investimentos em ativos intangíveis no Brasil
O INPI apresentou, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e a Luiss Business School, estatísticas inéditas sobre investimentos em ativos intangíveis no Brasil, durante a segunda edição da conferência Global INTAN-Invest, realizada em Roma nos dias 5 e 6 de maio de 2025.
Os ativos intangíveis — dentre os quais os direitos de propriedade industrial — são fundamentais para a inovação, o crescimento econômico e a resiliência em períodos de crise. No entanto, até então, o Brasil carecia de dados que refletissem com precisão sua importância na economia nacional.
Essa lacuna começa a ser preenchida com a inclusão do Brasil no Global INTAN-Invest, o primeiro banco de dados internacional que mede investimentos em ativos intangíveis de forma consistente com as Contas Nacionais, incluindo categorias ainda não captadas pelas estatísticas oficiais. Após a incorporação da Índia em 2024, o Brasil é o segundo país emergente a integrar a plataforma, que já cobre EUA, Japão e os 27 países da União Europeia.
Os dados brasileiros foram desenvolvidos em colaboração com o INPI. O economista-chefe do Instituto, Rodrigo Ventura, que integra o Conselho Consultivo Técnico do projeto Global INTAN-Invest, apresentou os principais resultados e participou dos debates em Roma.
A base de dados do Global INTAN-Invest será atualizada em julho de 2025, a partir de quando as estatísticas completas e tendências globais de investimentos em intangíveis passarão a contar com informações para a economia brasileira.
O projeto conta ainda com a participação e o suporte de organismos internacionais como o Banco Mundial, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Europeu de Investimento (BEI).