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INPI apresenta ações e perspectivas para 2026 durante evento em São Paulo
Publicado em
18/12/2025 14h56
Atualizado em
18/12/2025 14h59
O diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas do INPI, Alexandre Lopes Lourenço, realizou apresentação nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro, em São Paulo, sobre ações atuais e perspectivas do Instituto para 2026. O evento foi promovido pela Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI).
Quanto ao panorama atual, o diretor destacou a contratação de examinadores por concurso público, a redução nos prazos de decisão de patentes e o aumento crescente nos pedidos de marcas. Também abordou o uso de inteligência artificial como ferramenta para otimizar os exames e facilitar as ações dos usuários. Nesse sentido, o novo Portal de Serviços também será fundamental para melhorar a experiência dos usuários.
Quanto às ações do INPI, também ressaltou a terceirização da busca de patentes, a otimização do formulário de oposição de marcas e o projeto de Contato Direto com o Usuário.
No campo da gestão de pessoas, após a contratação dos examinadores, o desafio é capacitá-los e retê-los. Para superar a dificuldade de retenção, uma das prioridades é reestruturar a carreira do INPI, valorizando as atividades dos servidores. Um novo concurso público também foi solicitado para ocorrer no próximo ano.
No aspecto estrutural, o diretor tratou sobre a proposta de transformar o INPI em agência reguladora, garantindo estabilidade de gestão, decisões colegiadas e melhores condições para atender às necessidades orçamentárias do Instituto. Nesse contexto, também há uma proposta de nova estrutura organizacional, baseada em processos e otimizando atividades.
Entre os destaques da gestão, foram abordados ainda a reconfiguração geográfica da ação regional, com cinco superintendências; o desenvolvimento de estudos econômicos e tecnológicos, simbolizados pelo Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID); e o combate à pirataria, por meio dos Diretórios Nacionais de Combate à Falsificação de Marcas e de Indicações Geográficas, além da plataforma relativa às falsificações de bebidas, que foi lançada neste mês.