Notícias
Evento marca início da cooperação entre INPI e Itaipu em propriedade intelectual
Em evento realizado nesta quarta-feira, dia 04 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), o INPI e a Itaipu Binacional anunciaram o início da cooperação técnica entre as instituições, formalizada por meio de acordo assinado neste ano. Com ações de conscientização e disseminação da cultura da propriedade intelectual (PI), o objetivo é incentivar o uso do sistema de PI no âmbito da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu e das demais fundações, instituições de pesquisa e empresas parceiras, incluindo startups e incubadas.
Dessa forma, no contexto da Nova Indústria Brasil (NIB), a parceria pretende fomentar a competitividade brasileira e o desenvolvimento econômico regional com sustentabilidade, sobretudo com foco nas tecnologias relacionadas à transição energética. O acordo também irá contribuir para o desenvolvimento da região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Entre as atividades previstas, o acordo inclui mentorias em PI e diagnósticos do sistema de PI local, contribuindo para a consolidação de uma cultura de proteção e gestão dos ativos intelectuais.
Na abertura do evento, o presidente do INPI, Júlio César Moreira, destacou o papel da PI para o desenvolvimento nacional e ressaltou a capacidade de gerar inovação em Itaipu para o Brasil. Por sua vez, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, lembrou que a proteção do sistema de PI contribui para gerar recursos para toda a sociedade. Já o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, ressaltou que o apoio do INPI irá ajudar a identificar e proteger os ativos de PI produzidos continuamente na instituição, enquanto o diretor superintendente do Parque Tecnológico, Irineu Colombo, apresentou dados sobre soluções criadas na instituição e depósitos no INPI, além de abordar a importância da cultura da inovação.
Após a abertura, o pesquisador Douglas Santos, do INPI, realizou palestra para lideranças e equipes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico. O tema foi a propriedade intelectual como estratégia de desenvolvimento regional sustentável.
Conheça Itaipu
Decorrente de uma parceria entre Brasil e Paraguai, Itaipu é responsável por suprir cerca de 10% da energia consumida no Brasil e 90% no Paraguai, consolidando-se como a maior produtora de energia limpa e renovável do planeta. Desde o início da sua operação, em 1984, já gerou mais de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh), suficiente para atender a demanda de toda a Terra por 43 dias ininterruptos.
Por meio de seu Parque Tecnológico, Itaipu vem apoiando a implementação de vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre eles, estão: educação de qualidade, novas oportunidades de trabalho, apoio ao turismo sustentável e ao empreendedorismo, fortalecimento da pesquisa e inovação para a indústria, desenvolvimento de infraestruturas modernas e eficientes, além de cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis.