Notícias
Evento discute proposta de transformação do INPI em agência reguladora
Foi realizado, no dia 25 de novembro, na sede da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), no Rio de Janeiro, o evento para discutir a possibilidade de transformação do INPI em agência reguladora. O evento contou com a participação do presidente do Instituto, Júlio César Moreira, do diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, Alexandre Lopes Lourenço, e da chefe de Gabinete da Presidência, Ana Kelly Guimarães.
Durante a atividade, Moreira ressaltou que a proposta da agência reguladora tem o objetivo de fortalecer o INPI e gerar as condições necessárias para que o Instituto atue com a máxima agilidade e eficiência. O presidente destacou ainda que o Instituto vem discutindo suas principais ações e projetos com a sociedade, por meio do projeto Diálogo com as Partes Interessadas.
Em seguida, Lopes abordou os resultados do Grupo de Trabalho de Redesenho Institucional, conduzido no âmbito do INPI. Nesse contexto, a proposta de agência foi apresentada com diversos benefícios, como a estabilidade de gestão, as decisões colegiadas, o reforço na carreira dos servidores e a negociação direta sobre o orçamento do Instituto.
Nesse contexto, será possível ampliar os recursos do INPI, reforçar o quadro de pessoal e reter os profissionais - outro problema recorrente, devido ao alto índice de evasão no Instituto devido a questões envolvendo a carreira. Tais providência vão se somar aos projetos em andamento, como a otimização de processos e a incorporação da inteligência artificial nos serviços institucionais.
Por sua vez, Guimarães citou os precedentes judiciais sobre a natureza de regulação das atividades exercidas no Instituto, o que reforça a proposta de agência.