Notícias
Encontro de Servidores do INPI fortalece a inovação e a inclusão no Brasil
- Foto: INPI
O dia 7 de maio foi marcado por um encontro que reuniu cerca de mil servidores e colaboradores do INPI no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Em clima de entusiasmo e confiança nos rumos do INPI, o evento refletiu o empenho e a dedicação de todos em levar a inovação brasileira a novos patamares.
O presidente do INPI, Júlio César Moreira, abriu o encontro destacando o crescente respeito e relevância do Instituto no Governo Federal, com ênfase no impacto direto que o trabalho dos servidores tem na sociedade. Fato que foi evidenciado nas apresentações seguintes, sobre casos de sucesso no uso de direitos de propriedade industrial.
Servidores de todos os setores e de todas as unidades regionais vieram ao Rio de Janeiro para fazer parte desse momento, que foi prestigiado também com a presença de Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Banana de Corupá
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação de Eliane Müller, diretora executiva da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco) e gestora da Indicação Geográfica da Banana da Região de Corupá. Eliane compartilhou a história de como o produto, com o apoio do INPI, conquistou a primeira Denominação de Origem (DO) de banana no Brasil.
O reconhecimento transformou a região, permitindo aos produtores uma valorização justa do seu trabalho e promovendo o produto com uma série de inovações, como um festival gastronômico e a produção de itens como bombons, móveis, biojoias e até ketchup de banana. Segundo ela, o trabalho do INPI mudou a realidade da região.
- Vocês têm nas suas mãos a nossa esperança e os nossos sonhos – afirmou Eliane Müller.
Combate ao câncer
Por sua vez, Carolini Kaid, cientista especializada em genética do câncer, foi outra estrela do evento. Ela compartilhou sua jornada, desde sua infância na periferia de São Paulo até a submissão de um pedido de patente. Sua pesquisa envolveu o uso do vírus Zika para atacar células tumorais no cérebro e teve resultados positivos inéditos na cura total ou parcial do câncer nos testes em animais.
Após estabelecer uma startup nos Estados Unidos para obter financiamento visando desenvolver o produto, Carolini recomeçou o empreendimento no Brasil, passando a buscar recursos de instituições de fomento nacionais e depositando no INPI seu quarto pedido de patente.
A escolha foi pautada pelo objetivo de chegar a uma solução barata, acessível à população brasileira. Carolini dedicou suas conquistas ao apoio do INPI para a inovação nacional e o potencial de desenvolvimento tecnológico dentro do Brasil.
- Agradeço por vocês serem os guardiões da inovação, protegendo nossas descobertas e transformando-as em legado - ressaltou Carolini Kaid.
Gênero, Diversidade e Inclusão
Outro destaque foi a apresentação do Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão (CEGDI), com Cristiane Simões Freire Cordeiro e Soraya Sales, respectivamente a atual e a ex coordenadoras, compartilhando os avanços e desafios da área.
O Comitê busca promover a igualdade de oportunidades e criar um ambiente mais inclusivo no INPI. Para isso, além de criar políticas e planos de ação, funciona como rede de apoio a vítimas de assédio e discriminação, fazendo a primeira escuta e orientando sobre os procedimentos formais que devem ser buscados nas áreas competentes.
Estrutura e planejamento
Alexandre Lopes Lourenço, diretor de Administração, e Pedro Burlandy, coordenador-geral de Planejamento e Gestão Estratégica, também abordaram temas importantes sobre as mudanças na estrutura do INPI e as propostas para o Instituto crescer com qualidade.
Entre as novidades, destacaram o plano de ação para repensar processos, incorporar novas tecnologias e aumentar a contratação de servidores. Burlandy também mencionou a criação de uma nova unidade na Região Norte, fortalecendo a presença do INPI em todo o Brasil, e ressaltou a intensificação do combate à pirataria.