Notícias
Com foco na bioeconomia, INPI realiza série de palestras sobre PI durante a COP30
Em meio aos debates da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), o INPI realizou, entre os dias 18 e 20 de novembro, uma série de quatro palestras sobre a importância dos ativos de Propriedade Industrial para o desenvolvimento sustentável, envolvendo parceiros como a Embrapa, o Sebrae e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.
O INPI foi representado pela coordenadora-geral de Desenvolvimento da Propriedade Industrial, Negócios e Inovação, Maria Eugênia Ramos Gallotti, e pelo professor Alexandre Guimarães Vasconcellos, da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento.
Na primeira palestra, no dia 18, Gallotti apresentou um panorama das Indicações Geográficas brasileiras, seus desafios e as ações do INPI para apoiar projetos de produtores brasileiros. Também foram destacadas as mentorias em PI promovidas pelo Instituto.
Por sua vez, Vasconcellos realizou uma discussão sobre a importância do sistema de IG para o desenvolvimento da bioeconomia, envolvendo geração de renda e valorização do saber-fazer regional.
Nas palestras seguintes, entre os dias 19 e 20, o INPI abordou os seguintes temas: Indicações Geográficas, proteção de saberes tradicionais e desenvolvimento sustentável; como a inovação está agregando valor aos biomas do Brasil; e a atuação da Comissão de Sustentabilidade e Bioeconomia do Instituto.
Saiba mais sobre as ações do Instituto na página INPI para empreender e inovar.