Notícias
Brasil e Dinamarca discutem próximos passos da cooperação em PI
O INPI participou nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, no Rio de Janeiro, de reunião com uma delegação do Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO, na sigla em inglês). Com foco na cooperação em Propriedade Intelectual entre as partes, o objetivo foi revisar as ações realizadas em 2024 e discutir as atividades previstas para este ano.
Pelo INPI, estiveram presentes o diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, Schmuell Cantanhêde; o diretor substituto de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, Alexandre Ciancio; e o coordenador de Relações Internacionais, Leopoldo Coutinho; entre outros dirigentes. Por sua vez, a delegação dinamarquesa foi liderada pela embaixadora do país europeu no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen, e pelo diretor-geral do DKPTO, Sune Stampe Sørensen.
Entre as atividades promovidas no ano passado, podem ser destacadas missões sobre comunicação, observância/conscientização de PI e negócios digitais, além de cursos e eventos envolvendo temáticas como gestão organizacional, crimes de PI e comercialização de ativos intangíveis.
Neste ano de 2025, além da participação em evento do projeto IP Key nesta semana, estão previstas ações sobre temas como linguagem simples, troca de experiências em diretrizes de exame de patentes, visitas de áreas técnicas do INPI ao DKPTO e workshop sobre o planejamento estratégico de Tecnologia da Informação (TI), bem como um curso sobre gestão de mudanças organizacionais.
Durante a reunião, também foram destacados projetos recentes do INPI, como o diálogo com as partes interessadas, o contato direto com os usuários, a nova estrutura organizacional e a criação de uma unidade regional em Manaus (AM).
A cooperação entre INPI e DKPTO vem se desenvolvendo desde 2017 e está atualmente em sua terceira fase. Os objetivos principais são fortalecer o registro, exame e proteção dos direitos de Propriedade Intelectual no Brasil, além de avançar na inovação e comercialização da PI no país e na América Latina.