Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Área do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia
Em 1996, em Lisboa, realizou-se a Conferência de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade que reuniu Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Posteriormente tornaram-se membros também Timor-Leste e Guiné Equatorial.
A CPLP constituiu um projeto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e patrimônio comum dos nove países, que são identificados pelo idioma comum apesar da diversidade geográfica, cultural e política. A CPLP tem como objetivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e econômico. Para a prossecução desses objetivos a Comunidade tem promovido a coordenação sistemática das atividades das instituições públicas e entidades privadas empenhadas no incremento da cooperação entre os seus Estados-membros.
Com a inclusão da Área do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia na Direção Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, pretende-se contribuir para a concretização de ações setoriais concertadas, harmonizadas e orientadas para resultados concretos que:
- Revertam para o benefício das populações dos Estados-Membros da CPLP;
- Tornem mais efetivas as abordagens de ensino e pesquisa; e
- Traduzam o "poder intelectual" em vantagens competitivas dos Estados-Membros da CPLP e da Comunidade no contexto científico e tecnológico internacional.