Notícias
Avisos para Operadoras
ANS realiza oficina sobre envio de dados para IDSS e TISS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no dia 26/2, a Oficina do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e do Padrão de Troca de Informação na Saúde Suplementar (TISS). O encontro teve o objetivo de esclarecer dúvidas dos representantes de operadoras sobre o envio dos dados utilizados no cálculo dos indicadores do IDSS 2025 e reuniu 965 participantes, que foram distribuídos em duas turmas.
O diretor de Desenvolvimento Setorial, Maurício Nunes, comentou sobre a importância da oficina. “Quero ressaltar que o IDSS, como o próprio nome diz, reflete o desempenho das operadoras e é um termômetro do setor, já que identifica como as operadoras estão entregando seus serviços aos contratantes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Grandes empresas e, também, o serviço público buscam operadoras para seus funcionários e a escolha é influenciada pela nota do IDSS, que é entendido como um grande indicador de qualidade e transparência", iniciou o diretor.
Durante a oficina foram esclarecidas também as informações do padrão TISS para cálculo do IDSS, detalhes sobre a pontuação pela Pesquisa de Satisfação de Beneficiários e pontuações bônus a partir da participação em programas da ANS.
A proposta da oficina on-line, realizada em dois turnos, foi antecipar as dúvidas, em tempo real, das operadoras antes da data de congelamento das bases (30/04/2025), para o envio ou correção dos dados necessários. O diretor da Agência considerou que o formato foi muito efetivo, pois possibilitou ampla participação do setor, contribuindo para aumentar a transparência sobre as regras utilizadas no programa para o cálculo dos indicadores. Como consequência, espera-se que haja melhoria na qualidade da informação recebida, o que contribuirá para que o índice reflita, de fato, a qualidade setorial.
"A oficina foi uma forma de aproximar a Agência do setor regulado, garantindo a participação qualificada e resultados ainda mais satisfatórios para todos, principalmente para os beneficiários”, completou Maurício Nunes.
O IDSS é um índice que avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde. Ele é composto por indicadores que são agrupados em quatro dimensões. O objetivo do índice é comparar as operadoras entre si, para que os beneficiários possam escolher um plano de saúde. O IDSS varia de zero a 1, sendo 1 o melhor desempenho. O IDSS é parte do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, definido pela ANS. O TISS, por sua vez, é um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde, garantindo a padronização e uniformidade na troca de informações entre as operadoras de saúde e a Agência.
A íntegra da oficina sobre envio de dados para IDSS e TISS encontra-se no canal da ANS no Youtube.
Oficina manhã:
Oficina tarde: