Composição da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar – Cosaúde
A Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar – COSAÚDE – tem como missão assessorar a ANS na definição das coberturas de saúde suplementar no Brasil. Como um importante canal de participação social Dirigida, a COSAÚDE exerce um papel consultivo fundamental na atualização do Rol de Procedimentos, apoiando-se em reuniões técnicas que reúnem representantes do Conselho Federal de Medicina, sociedades de especialidades médicas, áreas profissionais de saúde relacionadas às tecnologias em análise, bem como entidades de operadoras, consumidores e prestadores de serviços, entre outros.
A COSAÚDE é composta por membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), órgão permanente e consultivo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que auxilia a Diretoria Colegiada em suas deliberações. A ANS recomenda que os integrantes indicados para a COSAÚDE e para os processos de atualização do Rol possuam formação técnica que permita a compreensão das evidências científicas e dos critérios utilizados nas avaliações.
Considerando o caráter técnico e a importância da participação social qualificada, apresentamos a seguir os mini currículos dos membros da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (COSAÚDE). Informamos que os dados foram fornecidos pelos próprios membros, sendo de sua responsabilidade. Os integrantes que não enviaram os mini currículos estão com a informação em aberto.
Entidades Participantes:
- Associação Médica Brasileira – AMB
Carlos Henrique Mascarenhas Silva
TitularAtualmente é Diretor de Defesa Profissional da AMB (gestão 2024–2026) e Coordenador do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia e Medicina Fetal da Rede Mater Dei de Saúde. É também membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Conselho Federal de Medicina (CFM) e doutorando em Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/CFM.Foi presidente da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), entre 2016 e 2019.Ginecologista e obstetra, com atuação em obstetrícia e medicina fetal. Graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG, com residência médica no Hospital Mater Dei, especialização em Medicina Fetal pelo King’s College de Londres e especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Possui título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Medicina Fetal pela Febrasgo.Miyuki Goto
1º SuplenteAtualmente é Consultora Técnica da CBHPM Associação Médica Brasileira participando das Comissões, Grupos Técnicos e Comitês da Agência Nacional de Saúde Suplementar representando a Associação Médica Brasileira. Está nesta função desde 2013.
Experiência profissional em gestão de planos de saúde: Itaú Seguros (Hospitaú), Sul América Seguradora, CRC Consultoria em Saúde, Hospital Universitário USP como assistente no setor de faturamento SUS e Gerente de Risco, Metrus Instituto de Seguridade Social e Economus Instituto de Seguridade Social. Desde 1997 é professora convidada da Fundação Getúlio Vargas nos Cursos de Auditoria e Gestão em Saúde. Também de 1997 até 2013 foi instrutora dos treinamentos da Abraspe, atualmente UNIDAS. De 2000 a 2007 foi professora do Curso de Pós-graduação em Auditoria da Fundação Unimed.
Médica formada pela Faculdade de Medicina USP (1988) com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social do Hospital das Clínicas da USP. Especialização em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Florisval Meinão
2º SuplenteAtualmente é Secretário-Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), Diretor de Patrimônio e Finanças da Associação Paulista de Medicina (APM) e Membro da Academia de Medicina de São Paulo.Foi Presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Diretor de Clínicas Especializadas, Chefe da Seção de Diagnóstico e Terapêutica e Preceptor de ensino em Otorrinolaringologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE-SP). Também foi Diretor de Defesa Profissional da APM, Presidente da Comissão Nacional de Implantação da CBHPM (2005–2011), Membro do Comitê de Defesa Profissional da AMB (2001–2003), Representante da AMB na Agência Nacional de Saúde Suplementar (2008–2011) e no Comitê de Padronização de Informação na Saúde Suplementar da ANS.Médico especialista em Otorrinolaringologia, com graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (1978 e 2001, respectivamente). Possui título de especialista em Otorrinolaringologia pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e pela Associação Médica Brasileira. Atua com ênfase em Cirurgia Otorrinolaringológica.
- Associação Nacional de Hospitais Privados - Anahp
Vago
TitularVago
1ª SuplenteVago
2º Suplente
- Central Única dos Trabalhadores - CUT
Irene Rodrigues dos Santos
TitularMaria Aparecida do Amaral Godói de Faria
1ª SuplenteJosivania Ribeiro Cruz Souza
2ª Suplente
- Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB
Fernando César Vicente de Paula
TitularAtualmente é Diretor da Saúde Suplementar da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Superintendente de Planos de Saúde na Fundação São Francisco Xavier (FSFX/USISAUDE) e, atua também como professor de pós-graduação em instituições renomadas, incluindo PUC-MG e Faculdade Unimed, lecionando desde 2007.Possui longa trajetória na Fundação São Francisco Xavier, onde atuou como Gerente de Relacionamento com a Rede e Especialista em Auditoria. Foi Diretor de Políticas e Regulação em Saúde no IPSEMG e ocupou cargos de gestão e auditoria em operadoras de planos de saúde, como Promed Saúde e Vitallis Saúde.Profissional com formação sólida, possui pós-graduação em Auditoria em Sistemas de Saúde e Auditoria médica e bacharelado em Enfermagem.Daniel Barauna
1º SuplenteAtualmente é advogado de um hospital filantrópico, cooperativa médica e entidade de autogestão. Também atua como consultor e representante da Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).Possui trajetória de assessoria e consultoria jurídica em Direito Sanitário desde 1997, com atuação destacada nas áreas de saúde complementar filantrópica e saúde suplementar. Tem experiência significativa em modalidades organizacionais de filantropia, cooperativa médica, autogestão e odontologia de grupo, além de participação ativa em grupos e câmaras técnicas da ANS.Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1996, com pós-graduação em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP, concluída em 2024.Vago
2º Suplente
- Confederação Nacional da Indústria - CNI
Claudio Patrus de Campos Bello
TitularAtualmente é médico especialista do SESI – Departamento Nacional, Unidade de Saúde e Segurança. É membro do Grupo Técnico de Saúde Suplementar (GTSS SESI), do Comitê de Saúde Suplementar (COSAÚDE) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e representante da CNI nos Grupos Tripartites das normas NR-7, NR-32, GRO e GTT de Riscos Psicossociais.Atua como consultor com experiência em gestão de saúde, com foco na redução de passivos em empresas de grande porte, além de exercer a função de perito judicial.Médico, com especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, especialização em Ergonomia pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Saúde.Antonio Pazin Filho
1º SuplenteAtualmente é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na área de Emergências Clínicas (desde 2019). Desenvolve pesquisa voltada para a interação entre Emergências Clínicas e Epidemiologia, com ênfase na área cárdio-vascular. Desenvolve atividades voltadas para o ensino médico, com capacitação em didática com ênfase nas áreas de Simulação e Ensino à Distância. Desde 2020 é Professor Titular na área de Medicina de Emergência junto ao Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP. Chefe do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP desde 01 de Novembro de 2022.
Foi Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 2007 a 2015. Diretor do Departamento de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP de 2015 a 2022.
Graduado em Medicina (1993) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, obteve seu doutorado (2002) pela mesma institiução. Tem residência médica em Cardiologia e Doppler ecocardiografia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, referendadas por títulos de especialista das respectivas sociedades. Obteve o MBA em Gestão de Organizações de Saúde pela FUNDACE (Fundação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) em 2004 e concluiu pós-doutoramento em Epidemiologia Clínica na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health em 2007. Obteve o título de Livre Docência pela FMRP-USP (2011).
Andrea Queiroz Ungari
2ª SuplenteAtualmente é Diretora Técnica do Serviço de Dispensação e Distribuição da Divisão de Assistência Farmacêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e Professora Assistente no Curso de Farmácia e Nutrição no Centro Universitário Barão de Mauá.
Farmacêutica graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de Araras (1997). Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP na área de Clínica Médica - Investigação Biomédica. Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP na área de Saúde na Comunidade. MBA em Economia e Avaliação de Tecnologia em Saúde pelo Ministério da Saúde (PROADI-SUS) em colaboração com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
- Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços - CNSaúde
Breno de Figueiredo Monteiro
TitularAtualmente é Presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), liderando articulações institucionais e estratégias em defesa dos estabelecimentos de saúde no Brasil.Atuou como Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde do Estado do Pará (SINDESSPA), Tesoureiro da Escola Nacional de Ensino em Serviços de Saúde (ENAESS) e atualmente é Presidente da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS). Possui ampla experiência em gestão de entidades representativas do setor saúde.Médico, formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 1999, com registro no CRM/PA desde 12/01/2000..Marcos Vinicius Barros Ottoni
1ºSuplenteAtualmente é Conselheiro Suplente no Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade, Diretor Jurídico da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e Consultor Jurídico da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS).Foi Conselheiro da 1ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (2007–2015), Curador Especial para sentenças estrangeiras no Superior Tribunal de Justiça (2005–2008) e no Supremo Tribunal Federal (2003–2004), com ampla atuação jurídica nas áreas tributária, regulatória e institucional.Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB, 1995–2000), Bacharel em Direito pelo UniCEUB (1997–2001) e Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP (2017–2019).Cleide Cilene Farias Tavares
2º SuplenteAtualmente é Assessora de Relações Institucionais e Governamentais na Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), com atuação voltada à articulação estratégica entre o setor saúde e os poderes públicos.Possui mais de 30 anos de experiência em gestão e assessoria executiva, com foco em planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos, processos, compliance e normatização. Atuou em cargos de direção e gestão executiva em instituições como Postal Saúde, Sebrae/PA, Câmara dos Deputados e Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com sólida vivência nos setores público e privado. Tem expertise em governança, gerenciamento de estratégias e riscos, e implementação de instrumentos gerenciais para alta performance.Economista pela UFPA, com MBA Executivo em Gestão e Consultoria Empresarial pela USP (FIA/FEA) e especialização em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Participou do Programa de Desenvolvimento de Diretores e Dirigentes da Saúde (Fundação Dom Cabral) e do Programa de Formação de Conselho Empresarial da Saúde – Board Academy (em andamento). Cursa atualmente pós-graduação em Constelação Familiar pela Faculdade Innovare – Hellinger Schule.
- Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC
Marcelo Fernandes de Queiroz
TitularAtualmente é Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) e Diretor Administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).Empresário do ramo de comércio varejista de produtos farmacêuticos há mais de 40 anos, coordenou ao menos dez missões empresariais internacionais para países da Europa, América do Norte e América do Sul. Possui trajetória destacada na articulação institucional e no fortalecimento do setor comercial brasileiro.Formado em Administração de Empresas e em Farmácia.Valéria Nascimento Brion
1ª SuplenteAtualmente é Médica do Trabalho na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com atuação em programas e ferramentas voltadas à qualidade de vida dos colaboradores. Realiza exames ocupacionais, atendimentos clínicos e primeiros socorros, além de ministrar cursos e palestras.Possui sólida experiência em Medicina do Trabalho e Clínica Médica, atuando em empresas de diversos segmentos e como gestora de Programas de Qualidade de Vida e Gerenciamento de Saúde. Atuou em operadora de saúde realizando análises de sinistralidade e utilização, desenvolvendo programas de equilíbrio contratual e Medicina Preventiva, com acompanhamento por indicadores. Planeja e coordena o PCMSO em conformidade com a NR-7, integrando ações com a Engenharia de Segurança e o setor de RH com base nas avaliações do PGR e LTCAT. Atua também como preceptora em pós-graduação em Medicina do Trabalho, por meio de convênio entre SESI/Sistema FIRJAN e UNIG.Graduada em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques(FTESM) do Rio de Janeiro. Título de Especialista em Clínica Médica ao nível de residência pelo Hospital Central do IASERJ, Pós-graduada em Medicina do Trabalho pela FTESM também com título de especialista, e Pós-graduação em Administração em Saúde pela Universidade Candido Mendes. Possui inúmeros cursos de atualização técnica e aperfeiçoamento, participação em congressos e simpósios na área da Saúde do Trabalhador e em Gestão de Saúde.Simone Assumpção Peroba
2ª SuplenteAtualmente é Médica do Trabalho e Coordenadora do PCMSO na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).Atuou como Médica do Trabalho na Ipiranga, no Rio de Janeiro (RJ), com foco na gestão da saúde ocupacional, controle de periódicos, medicina preventiva, acompanhamento de afastamentos previdenciários e gestão de plano de saúde para controle orçamentário. Também atuou como Médica do Trabalho e Clínica Geral no HSBC (RJ), promovendo ações de prevenção e apoio à saúde dos colaboradores e seus familiares.Graduada em Medicina na Unigranrio e Pós Graduação na Universidade Estácio de Sá.
- Conselho Federal de Enfermagem - COFEN
Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunha
TitularAtualmente é Conselheira Federal no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), onde coordena a Câmara Técnica de Empreendedorismo e Gestão de Negócios. É também sócia na empresa Acolher e Cuidar Belém, enfermeira na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e no Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti.Possui experiência como Professora e Coordenadora de Curso na Escola Superior da Amazônia, Professora na Universidade Federal do Pará e Servidora Pública Comissionada na Secretaria Municipal de Saúde de Belém.Enfermeira formada pela Universidade do Estado do Pará e advogada pela Faculdade de Belém. Mestre em Inovação e Tecnologia em Enfermagem (USP/Ribeirão Preto), Mestre em Ciências e Meio Ambiente (UFPA), especialista em Gestão em Saúde (ENSP/Fiocruz), Terapia Intensiva, Empreendedorismo e Gerontologia (Hospital Sírio-Libanês). Doutoranda pela USP/Ribeirão Preto.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1060580751955891James Francisco Pedro dos Santos
1ª SuplenteAtualmente é Primeiro-Tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).Atuou como enfermeiro na Irmandade da Santa Casa de São Paulo (2000–2010) e no Hospital Ipiranga (2010–2023). Foi professor na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), na Faculdade de Guarulhos (FIG) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Também exerceu os cargos de Conselheiro e Presidente no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pós-graduado em Urgência e Emergência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Emergência e Terapia Intensiva pela Faculdade Albert Einstein. Titulado em Terapia Intensiva Adulto pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI).Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7069523391901609Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia
2ª SuplenteAtualmente é professora aposentada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e colaboradora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).Possui vasta experiência em educação e saúde pública, tendo atuado como Professor Adjunto IV na UNIRIO. Foi Coordenadora Geral do Programa Proficiência e da Câmara Técnica de Atenção à Saúde no Conselho Federal de Enfermagem, além de Coordenadora Pedagógica da Faculdade Luiza de Marillac - São Camilo - RJ.Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, mestre em Educação pela UFF, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UNIRIO e em Relações Internacionais. Possui habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela UNIRIO e especializações em Educação à Distância, Filosofia, Didática do Ensino Superior e Saúde Pública pela Fiocruz. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8052316625404147
- Conselho Federal de Medicina - CFM
Francisco Eduardo Cardoso Alves
TitularAtualmente é Conselheiro Federal do Conselho Federal de Medicina (CFM) pelo estado de São Paulo e vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP).Vice-Corregedor do CFM.Graduado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com diploma de mérito acadêmico Cum Laude.Residência Médica em Infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SES/SP).Alcindo Cerci Neto
1º SuplenteAtualmente é Conselheiro Federal do Conselho Federal de Medicina (CFM) pelo estado do Paraná. No CFM coordena o Departamento de Ciência e Pesquisa e a Comissão de Ensino Médico. Possui ampla experiência acadêmica e administrativa na área médica.É professor adjunto de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Londrina, e professor associado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordena o programa de residência em Pneumologia na UEL, e é vice-coordenador do Setor de Telemedicina. ministra as disciplinas de Bioética e Medicina Legal, e atua como preceptor no internato médico. Foi coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) entre 2018 e 2022 e diretor clínico do Hospital Universitário entre 2022 e 2024.Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1997, com residência médica em Pneumologia concluída em 2001. É especialista em Medicina Legal e Perícia Médica, título obtido em 2010 pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica. Possui pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade (2012), mestrado em Medicina Interna (2003) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde (2009). Em 2018, realizou o aperfeiçoamento em Princípios e Prática de Pesquisa Clínica na Harvard School of Public Health. Desde o ano de 2020 coordena um site do PPCR-Harvard em Londrina.Alexandre de Menezes Rodrigues
2º SuplenteAtualmente é Secretário-Geral do Conselho Federal de Medicina (CFM) e conselheiro efetivo no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG).Possui ampla experiência em anestesiologia e gestão médica. Foi fundador e CEO do Uberlândia Medical Center (UMC) de 2012 a 2023. Participou da diretoria da Cooperativa dos Anestesiologistas do Triângulo Mineiro (COOPANEST-TM), exercendo os cargos de Diretor Secretário (2005-2012), Diretor Tesoureiro (2012-2015 e 2021-2023) e Diretor Presidente (2015-2021). Atua no corpo clínico do Hospital Santa Genoveva e do Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center. É membro da diretoria da Sociedade Mineira de Anestesiologia na pasta de Defesa Profissional. No CFM, participou do Plenário desde 2009 e foi 2º Vice-Presidente (2019-2022) e Vice Corregedor (2022-2024). Coordenou a Câmara Técnica de Anestesiologia e atualmente coordena a Comissão de Informática em Saúde e Telemedicina. Também integrou as Comissões de Saúde Suplementar e de Análise da Viabilidade de Eleições dos Conselhos de Medicina via Internet.Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 1997. Fez residência em Anestesiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e concluiu doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP). - Conselho Federal de Odontologia - CFO
Sidney Rafael Neves
TitularAtualmente é gestor das Câmaras Técnicas de especialidades do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), cargo que ocupa desde janeiro de 2011, e membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF). É membro titular, representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).Em 2016, integrou o Grupo de Trabalho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – GTE OPME, contribuindo para a elaboração das diretrizes de utilização de OPME – DMI na especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), que resultaram na primeira publicação nacional sobre boas práticas para indicações de OPMEs na especialidade.Graduado em Odontologia em 1992, é especialista e mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.Marcos Henrique da Silva Santos
1º SuplenteAtualmente é presidente da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e membro da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Odontologia desde março de 2019.Possui experiência como cirurgião-dentista na Secretaria Municipal de Rio das Ostras (2008) e no Hospital Rocha Faria, Rio de Janeiro (2004–2006). Foi professor tutor do programa de pós-graduação em Programa de Saúde da Família (PSF) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) entre 2010 e 2014.Graduado em Odontologia pela Unigranrio (1998), é especialista em Gestão de Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), título obtido em 2004.Marcelo Costa César
2º SuplenteAtualmente é Chefe do Setor Odontológico da Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP, cargo que ocupa desde 2017, e membro da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Odontologia.Atua como funcionário público municipal na área de clínico-geral desde 1992 e possui consultório particular desde 1989. Foi Secretário Municipal de Saúde de Jaboticabal-SP em 2020.Graduado em Odontologia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (FOS) em 1988. Cirurgião-dentista desde 1989.
- Conselho Federal de Nutricionistas - CFN
Vago
TitularVago
1ª SuplenteVago
2ª Suplente
- Conselho Federal de Psicologia - CFP
Rosana Mendes Éleres de Figueiredo
TitularAtualmente é conselheira federal do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP); Professora Associado III, da UFMA, onde coordena os projetos: de Extensão intitulado "Desenvolvendo Comportamento de Escrita Cursiva junto a Pessoas com Deficiência Visual”; vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Projeto de Monitoria do Curso de Psicologia.Atua no magistério do ensino superior desde 1985. Foi psicóloga do Governo do Estado do Pará (1989–2007), atuando na Superintendência do Sistema Penal, Secretaria do Trabalho e Promoção Social e Fundação da Criança e do Adolescente do Pará. Exerceu atividades no Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região (CRP10) entre 1992 e 2002. Coordenou o Curso de Psicologia da UFMA de março de 2009 a dezembro de 2012. Desenvolve pesquisas acadêmicas sobre aprendizagem e desempenho acadêmico, com foco em dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento de procedimentos de ensino e formação de professores.Formada em Psicologia (bacharelado e formação em Psicologia) pela Universidade Federal do Pará (1984 e 1985, respectivamente). Possui mestrado e doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela mesma instituição (2001 e 2018, respectivamente).Célia Mazza de Souza
1ª SuplenteAtualmente é Conselheira do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) (2022–2025). Foi Tesoureira do CFP, de dezembro de 2022 até junho de 2025.Possui ampla experiência como psicóloga clínica; foi orientadora fiscal, chefiou departamento técnico; coordenou a área de políticas públicas e relações institucionais e foi presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (2019–2022). É membro do Coletivo Mães pela Diversidade.Formada em Psicologia (1980/1984); formação em Psicoterapia Sistêmica Familiar e de Casais (1985/1987) e pós-graduada em Planejamento e Gestão (2002/2003).Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo
2ª SuplenteAtualmente é conselheiro do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia (2022–2025).Atua como psicólogo na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, no Núcleo de Educação Permanente em Saúde, e representa a Secretaria no Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá. É trabalhador do Sistema Único de Saúde e possui experiência em Psicologia Social, Psicanálise e Estudos de Gênero, com atuação em contextos sócio-comunitário, organizacional, hospitalar e clínico.Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe, com concentração em Psicologia Social e Política e linha de pesquisa em Processo de Subjetivação e Política. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – Campus Cuiabá), com ênfase em Saúde e Sofrimento Psíquico. Foi extensionista no Programa de Extensão “Violência de Gênero: Superação Possível”, do Núcleo Interinstitucional de Violência e Cidadania da UFMT.
- Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa
Carolina Maria Dias da Silva
TitularAtualmente é Coordenadora de Fonoaudiologia do Hospital Estadual Getúlio Vargas e supervisora de Fonoaudiologia do Hospital Santa Martha, com atuação também em atendimentos domiciliares. É membro do 14º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa) da 1ª Região (2025–2028).Possui experiência em Fonoaudiologia hospitalar e disfagia desde 2003, atuando em instituições públicas e privadas no Rio de Janeiro, como Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (2014–2022), Hospital Caxias D’Or (2022–2024) e Hospital Municipal de Nova Iguaçu (2022–2023). Foi presidente do setor de Fonoaudiologia da Sotierj (2019–2021) e membro do 13º Colegiado do CRFa da 1ª Região (2022–2025).Formação acadêmica: Pós-graduada em Fonoaudiologia Hospitalar, pós-graduada em Voz Falada e Cantada e suas alterações, pós-graduanda em Saúde Pública, MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde. Atualmente é mestranda do PPGO da UFF, com linha de pesquisa em Disfunção Oral na Síndrome de Down, com previsão de defesa em março de 2026.Débora Cristine Lopes dos Santos Lima
1ª SuplenteAtualmente é Conselheira no 14º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa) da 1ª Região, onde exerce seu segundo mandato, preside a Comissão de Orientação e Fiscalização e integra outras comissões. Atua ativamente na elaboração de políticas públicas, fiscalização profissional e na defesa dos direitos humanos e da saúde coletiva.Possui ampla experiência na área hospitalar desde 2009, atuando em instituições públicas e privadas com foco em disfagia, comunicação e gestão de serviços de Fonoaudiologia. Foi coordenadora e responsável técnica no Hospital Estadual Getúlio Vargas por mais de uma década, prestou serviços em hospitais privados de referência no estado do Rio de Janeiro e é servidora pública estatutária nos municípios de São Gonçalo e Japeri. Tem destacada participação como palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais, além de organizar eventos científicos voltados à prática fonoaudiológica.Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com certificado Cum Laude. Especialista em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, possui formação complementar em eletrofonoaudiologia, laserterapia, disfagia pediátrica, entre outras áreas.Valdirene Batista Ribeiro Costa
2ª SuplenteAtualmente é Coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (NRAD) do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) na Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal, além de fonoaudióloga no Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).Possui ampla experiência docente e clínica, tendo atuado na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (1999–2000), na Faculdade JK como professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (2000–2007), fonoaudióloga no Instituto de Educação Sagarana (2000–2005), nas faculdades UNIP e UNIPLAN (2013), proprietária da Clínica Expressão Saúde com atendimento ambulatorial e home care (2009–2023), coordenadora no Hospital Dia Cliama, e fonoaudióloga na UTIN e UCIN do Hospital Regional da Asa Norte e no Hospital Materno-Infantil de Brasília (2021–2024).Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Pós-graduada em Saúde Pública, Gestão do Ensino Superior e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Líbanus. Especialista em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa)..
- Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO
Geciely Munaretto
Titular
Atualmente é Assessora Técnica Normativa do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).Possui Doutorado em Saúde da Criança, Mestrado em Ciências do Movimento Humano, Pós-Graduação em Desenvolvimento Infantil.É Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na Criança e no Adolescente.Marianne Pinheiro
1ª SuplenteAtualmente atua como Terapeuta Ocupacional com ênfase em contextos hospitalares, reabilitação física, implementação de tecnologia assistiva, gestão em saúde e docência, contribuindo para a promoção da funcionalidade, autonomia e qualidade de vida de indivíduos em diferentes ciclos de vida
.Atua nas áreas de Terapia Ocupacional Hospitalar, Reabilitação Física, Tecnologia Assistiva, Gestão em Saúde, Educação e Formação Profissional.Possui formação acadêmica com mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Tecnologia Assistiva e Esporte Adaptado/Paralímpico, realizado em parceria com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) (2015–2017). Especialização em Contexto Hospitalar, título concedido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) em 2021. Aperfeiçoamento profissional em Internação pelo Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER (2014). Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Brasília (UnB) (2009–2013).Sheila Schneiberg
2ª SuplenteAtualmente é professora associada III no Departamento de Fisioterapia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe.Formada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Salvador (1996). Possui mestrado em Ciências Biomédicas com ênfase em Reabilitação pela Université de Montréal, Canadá (2002) e doutorado (PhD) em Ciências da Reabilitação pela McGill University, Canadá (2009), com diploma de equivalência nacional pela UFMG. Realizou pós-doutorado em Neurociências pela UFRJ (2012) e em Neurologia do Desenvolvimento pela University of Groningen, Holanda (2020). É especialista lato sensu em Fisioterapia Aquática Funcional pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Albert Einstein (2021) e especialista profissional em Fisioterapia Neurofuncional da Criança e Adolescente, certificada pelo COFFITO e ABRAFIN.
- Conselho Federal de Farmácia - CFF
Lenira da Silva Costa
TitularAtualmente é Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF); Conselheira Federal de Farmácia pelo RN; Coordenadora da Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas; Tesoureira da Clinical Biology Section da Federação Internacional Farmacêutica (FIP); Coordenadora do Grupo Técnico sobre Análises Clínicas do CFF.
Farmacêutica-bioquímica do Ministério da Saúde e do estado do Rio Grande do Norte; Especialista em Análises Clínicas pela UFRN e pela SBAC; Auditora de qualidade em laboratórios clínicos;
Rogério Hoefler
1ª SuplenteAtualmente integra o quadro permanente de funcionários do Conselho Federal de Farmácia, onde ocupa o cargo de Farmacêutico, na equipe da Coordenação Técnica e Científica (CTEC/CFF), cargo que ocupa desde 1995. Entre as principais atribuições atuais estão a elaboração e a revisão de propostas de documentos oficiais, tais como resoluções, pareceres e notas técnicas relativos ao âmbito da profissão farmacêutica e à área de medicamentos. É membro suplente do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (DAF/SECTICS/MS).Atua na área de Farmácia, com ênfase em informação independente para a promoção do uso racional de medicamentos, estudos de utilização de medicamentos e avaliação de tecnologias para saúde.
Foi coordenador da CTEC/CFF, entre 2020 e 2023. Representou o Conselho Federal de Farmácia (CFF) como membro da Comissão Técnica Multidisciplinar de Revisão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare-Rename), no período de 2001 a 2011, e da Subcomissão de Elaboração do Formulário Terapêutico Nacional da Rename, de 2006 a 2010.
É graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, com aprimoramento em farmácia hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Brasília. Concluiu doutoramento, não conferente de grau, pelo Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto.
Talita Barbosa Gomes
2ª SuplenteAtualmente é farmacêutica do quadro permanente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), onde atua desde 1995 na equipe da Coordenação Técnica e Científica (CTEC/CFF). Entre suas principais atribuições estão a elaboração e revisão de documentos oficiais, como resoluções, pareceres e notas técnicas relacionados à profissão farmacêutica e à área de medicamentos. É membro suplente do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (DAF/SECTICS/MS). Atua com ênfase em informação independente para a promoção do uso racional de medicamentos, estudos de utilização de medicamentos e avaliação de tecnologias em saúde.Foi coordenadora da CTEC/CFF entre 2020 e 2023. Representou o CFF como membro da Comissão Técnica Multidisciplinar de Revisão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare-Rename), de 2001 a 2011, e da Subcomissão de Elaboração do Formulário Terapêutico Nacional da Rename, de 2006 a 2010.É graduada em Farmácia pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), com aprimoramento em Farmácia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Possui mestrado acadêmico em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoramento (não conferente de grau) pelo Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
- Conselho Nacional de Saúde - CNS
Ana Lúcia Silva Marçal Paduello
TitularAtualmente é Conselheira Nacional de Saúde pelo segmento de usuários, representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus. É Coordenadora Adjunta da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS), membro da Mesa Diretora do CNS (2021–2024), presidente e coordenadora geral do Grupar-BR e do Grupo EncontrAR, além de integrante da Rede Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos (ASOPAN).Possui vasta experiência em comitês e câmaras de saúde, tendo participado como membro do Comitê de Relevância Social referente à Chamada nº 33/2024 Genômica e Saúde Pública de Precisão do CNPQ, como parecerista no processo de seleção do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde promovido pela OPAS/OMS no Brasil e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Também integrou a Câmara de Saúde Suplementar da ANS representando a ANAPAR, a Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar (CISS/CNS) e o Comitê de Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde.É licenciada em Pedagogia Plena, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Saúde Pública, Alfabetização em Saúde e Advocacy. Também realizou curso de Formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS pelo CNS e Fiocruz.Elda Coelho de Azevedo Bussinguer
1ª SuplenteAtualmente é coordenadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), além de editora da Revista Direitos e Garantias Fundamentais (Qualis A1). Coordena o BIOGEPE – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética e preside a Sociedade Brasileira de Bioética. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.Possui ampla experiência acadêmica e científica nas áreas de saúde coletiva, bioética e direitos fundamentais.Foi pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).Livre-docente pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio).
Nelson Augusto Mussolini2ª Suplente
Atualmente é Presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (SINDUSFARMA), membro titular do Conselho Nacional de Saúde, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI) pelo segmento dos prestadores de serviço, e integrante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), desde sua criação em 2010. Também representa a Indústria Farmacêutica na COPIN (Comissão de Política Industrial da CNI), integra dois Conselhos Consultivos de empresas farmacêuticas (nacional e multinacional), é Diretor da FIESP, membro do COMSAÚDE (Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia), do Conselho Consultivo da JUCESP, da Comunidade de Juristas da Língua Portuguesa e, desde maio de 2023, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República.Possui mais de 45 anos de experiência na indústria farmacêutica, com trajetória executiva em grandes corporações. Iniciou a carreira em 1978 nas Indústrias Farmacêuticas Fontoura-Wyeth S.A., passando pela Ciba-Geigy Química e posteriormente pela Novartis, onde foi diretor estatutário. Atuou na Eurofarma como vice-presidente operacional. Tem ampla experiência em negociações com o setor público, fusões, aquisições, relações institucionais e implementação de políticas públicas. Presidiu a ABIMIP, o SINDUSFARMA (2007–2008), e atuou em entidades como FEBRAFARMA, INTERFARMA, ETCO e SWISSCAM. Fundou a Mussolini Assessoria em Negócios, voltada ao relacionamento institucional com o poder público.Advogado, graduado em Direito, com forte atuação em políticas públicas, relações governamentais e representação institucional no setor farmacêutico nacional e internacional.
- Conselho Nacional de Secretários de Saúde - Conass
João Henrique Vogado Abrahão
TitularAtualmente é assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), co-coordenador da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do conselho.
Com experiência nos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo seis anos de atuação no Ministério da Saúde como consultor do Departamento Nacional de Assistência Farmacêutica (DAF).Durante a pandemia, exerceu a função de diretor de Assistência Farmacêutica na Secretaria Estadual de Saúde do Pará. Também atuou como servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Belém e consultor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (COSEMS-PA)
É farmacêutico e mestre em Química Medicinal pela Universidade Federal do Pará.
Heber Dobis Bernarde
1º SuplenteAtualmente é assessor técnico no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Tem passagem pela assistência farmacêutica nos três níveis de gestão.
É Farmacêutico, com MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Mestre em Avaliação de Tecnologias em Saúde.
Vago
2º Suplente
- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS
Vago
TitularVago
1ª SuplenteVago
2ª Suplente - Federação Brasileira de Hospitais - FBH
Graccho Bogêa de Melo Alvim Neto
TitularAtualmente é Diretor Administrativo do Centro de Imunoterapia de Ipanema, Vice-Presidente da AHERJ (Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro), CEO da GloWe Brazil , Vice-Presidente da Federação Brasileira de Hospitais e Secretário Geral da AHOSP ( Associação dos Hospitais e Clínicas do Estado de São Paulo).Foi docente do Curso de Administração Hospitalar da Universidade Machado Sobrinho Juiz de Fora-MG (1996-2000); Coordenador do Curso de graduação em Gestão de Saúde do ICC (2021-2023 ); Diretor Médico Hospital Pediátrico Lagos Ltda (2022- 2023); Diretor Financeiro AHERJ (Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro) (2022- 2024); Vice-presidente da AHERJ (2024).Graduado em Medicina geral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialização em pediatria –UFRJ – Instituto de Puericultura Martagão Gesteira; Pós-graduação em Administração Hospitalar –UERJ - Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Mestrando em Administração Hospitalar, Universidade São Camilo -SP – sem defesa de tese.Leonardo Gigliotte Barberes
1º SuplenteAtualmente é Secretário-Geral da AHERJ (Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro).Médico nefrologista, MBA em Gestão de Saúde pelo IBEC e em Alta Gestão em Saúde pela Fiocruz. Pós-graduado em Governança Clínica e DRG pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG).Reginaldo Teófanes Ferreira de Araujo
2º SuplenteAtualmente é Presidente da Federação Brasileira de Hospitais.Médico com especialização em Cirurgia Geral. Pós-graduado em Residência Médica em Cirurgia Geral. Possui MBA Executivo em Administração de Área de Saúde.
- Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta - Fenaseg
Hellen Harumi Miyamoto
Titular
Atualmente é superintendente de avaliação de tecnologias e cobertura assistencial da Federação Nacional de Saúde Suplementar.Foi gerente de risco do Instituto da Criança da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi consultora do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde com enfoque em avaliação de tecnologias em saúde. Na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro foi subsecretária de 2007 a 2017 e posteriormente assumiu a Diretoria de Planejamento da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro.Farmacêutica formada pela Universidade Metodista de Piracicaba e Administradora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o curso de mestrado em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo projeto Ulysses (Universidade Católica de Roma) e pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Ministério da Saúde. Participou de inúmeros cursos de avaliação crítica da literatura e modelagem econômica em saúde.Tatiana Cali de Oliveira
1º SuplenteAtualmente é gerente de gestão médica do Departamento de Normas e Procedimentos da Bradesco Saúde.Possui experiência profissional no serviço público e privado. Na saúde suplementar ingressou na Bradesco Saúde como médica do departamento de Normas e Procedimentos da Bradesco Saúde. No SUS, atuou em serviços de saúde da Marinha do Brasil, Clínicas da Família e Unidades de Pronto Atendimento.Formada em medicina, com pós-graduação em ginecologia pela PUC-Rio e especialização em vídeo histeroscopia. Concluiu, em 2014, nova pós-graduação em Auditoria de Sistemas de Saúde e em setembro de 2024 concluiu o MBA em Gestão de Saúde na Fundação Getúlio Vargas- RJ. Fez cursos sobre Metodologias avaliativas para as operadoras de planos de Saúde e do Curso de Introdução à Acreditação Internacional pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação, participou da 9ª 10ª11ª12ª e 13ª edição do Workshop de Prática Clínica Baseada em Evidências e do Workshop de Custo Efetividade em Excel ministrado pela Asas Valor em Saúde.Luiza Leal do Nascimento Costa
2º SuplenteAtualmente é analista técnica sênior na Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), atuando na Superintendência de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).Possui experiência nas áreas de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Saúde Baseada em Evidências, Farmacoeconomia, Acesso ao Mercado, Comunicação em Saúde, Saúde Coletiva, Economia da Saúde e Saúde Suplementar. Atuou como analista técnica na consultoria Origin Health, com foco em ATS e Comunicação em Saúde. Desde 2018, desenvolve atividades voltadas à incorporação de tecnologias, análise de custo-efetividade e formulação de políticas em saúde.É biomédica formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com ênfase em Farmacologia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Possui mestrado acadêmico em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Departamento de Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, com foco em ATS. Participou de cursos em avaliação econômica, modelagem e saúde baseada em evidências.
- Força Sindical
Jefferson Erecy Santos Caproni
TitularAtualmente é Presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo – SinSaúdeSP (Gestão 2022–2027), Coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (CONATENF/COFEN), Presidente nacional do Movimento Ativista da Enfermagem Brasileira (MAE-Brasil), Segundo Secretário da ANATEN e Diretor Executivo da Caproni Desenvolvimento. Também é Embaixador da Paz pela Federação para a Paz Universal (UPF/ONU).Possui ampla trajetória no movimento sindical e na enfermagem. Foi Conselheiro Diretor reeleito por duas gestões consecutivas no Coren-SP (2015–2020). Atuou como autor de capítulos dos livros Ética e Legislação e Saúde do Homem da Editora Eureka. Destacou-se nacionalmente durante a pandemia de Covid-19 por sua atuação em defesa da categoria. Também atua como palestrante e articulador político em pautas da saúde e valorização da enfermagem.Enfermeiro pela Universidade Anhanguera, mestre em Gestão Pública e Economia pela UnB, formado em PNL (Programação Neurolinguística) pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching e Pós graduando em Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP.Rogerio Fernandes
1º SuplenteAtualmente é Presidente da Federação Interestadual dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Privados, Filantrópicos, Públicos Celetistas e Prestadores de Serviços nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Ademir Joaquim Irussa
2º SuplenteAtualmente é Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos (Sintrasaúde), gestão 2021–2027.Atuou no setor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Santos.
- Ministério da Fazenda (MF)
Gustavo Henrique Ferreira
Titular
Atualmente é subsecretário de Acompanhamento Econômico e Regulação no Ministério da Fazenda.Servidor público efetivo no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento, ocupou diversas funções de direção e assessoramento superior no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, na Casa Civil da Presidência da República e no Ministério da Fazenda.Priscila Gebrim Louly
1ªSuplenteAtualmente é Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e Coordenadora Geral em atuação na Subsecretaria de Acompanhamento Econômico e Regulação.
Maria Cristina de Souza Leão Attayde
2ªSuplenteAtualmente é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em atuação na Subsecretaria de Regulação e Concorrência.
- Ministério da Justiça e Segurança Pública - SENACON
Vitor Hugo do Amaral Ferreira
TitularAtualmente é Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor.Diplomado pelo Centro de Direito do Consumo da Universidade de Coimbra, Portugal, em Especialização em Direito do Consumidor, com bolsa do Centro de Estudos em Direito Europeu e Alemão (CDEA). Docente no Curso de Direito da Universidade Franciscana (UNF) desde 2005. Foi Coordenador do Centro de Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor na Universidade Franciscana (2008-2022). Advogado e consultor jurídico. Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON). Diretor-Adjunto da Revista de Direito do Consumidor (RDC), da Editora Revista dos Tribunais. Conselheiro Titular do Fundo Gestor de Direitos Difusos do Ministério da Justiça (2019-2023).Possui doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com linha de pesquisa em Fundamentos Dogmáticos da Experiência Jurídica, com ênfase em Direito do Consumidor e Concorrencial. Mestre em Integração Latino-Americana, com linha de pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Ricardo Haacke Suppion
1º Suplente
Atualmente é Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional do Consumidor.Bacharel em Direito pela Universidade Metodista de São Paulo. Representante do departamento nas reuniões e projetos em conjunto com os órgãos de proteção e defesa do consumidor da região do Grande ABCD. Interlocutor junto à Fundação PROCON-SP referente ao convênio firmado com o departamento e parceria em projetos. Atuou como conciliador em audiências administrativas entre consumidores e fornecedores. Responsável pela análise de editais e processos de licitação. Representante da Secretaria de Governo na comissão de licitação e gestor do orçamento da Secretaria de Governo.Possui pós-graduação em Direito Civil e do Consumidor pela FMU e pós-graduação em Direito Público pela Faculdade ProMinas.Daiane Lopes Lima Resende
2º SuplenteAtualmente é Coordenadora-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor.Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, com ampla experiência junto a órgãos e institutos governamentais. Atua com facilidade e eficiência na interpretação e cumprimento das legislações que regem a Administração Pública. Exerceu advocacia consultiva e contenciosa em Direito Administrativo em diversos entes públicos, incluindo Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJSP), Instituto Brasileiro de Museus (GAB/IBRAM), Ministério da Educação (CONJUR/MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CONJUR/MCTI) e Ministério das Comunicações (CONJUR/MCOM).Bacharela em Direito pela Universidade Anhanguera de Brasília (2012). Possui pós-graduação em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública; MBA em Gestão e Administração Pública; especialização em Análise e Avaliação em Políticas Públicas; e está cursando pós-graduação em Direito do Consumidor. - Ministério da Previdência Social
Vago
TitularVago
1º SuplenteVago
2º Suplente
- Ministério da Saúde
Vago
TitularVago
1º SuplenteVago
2º Suplente
- Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Maria de Fátima Torres Faria Viegas
TitularAtualmente é servidora pública federal, aprovada por concurso, exercendo o cargo de Tecnologista Sênior III na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), onde atua como médica do trabalho, dedicando-se a pesquisas em nanotecnologia, entre outras temáticas voltadas à saúde do trabalhador e ao meio ambiente.Atua na área de Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho. Também possui experiência em Pediatria, com atuação em Neonatologia e Terapia Intensiva Pediátrica.Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM), concluída em 1985. Realizou residência médica em Pediatria no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e especialização lato sensu em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Obteve o Título de Especialista em Pediatria (TEP) em março de 1988, no Rio de Janeiro. Concluiu o Mestrado Acadêmico em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) em março de 2018, e o Doutorado Acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente pela mesma instituição em abril de 2023.Fabiano Varela
1º SuplenteAtualmente é Médico, servidor do Ministério do Trabalho e Emprego, exerce o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho desde o ano de 2007.
Trabalhou no Sistema Único de Saúde e como Perito Médico vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Graduado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; concluiu pós-graduação lato sensu em Direito à Saúde pela Faculdade Verbo Educacional.
Carlos Eduardo Ferreira Domingues
2º SuplenteAtualmente é Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.Auditor Fiscal do Trabalho, atuando no Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST/SIT/MTE) desde 1998.Médico do trabalho, tendo atuado na NUCLEP – Equipamentos Pesados S. A. e CNC – Confederação Nacional do Comércio.Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Especialização em Medicina do Trabalho (1991) e em Cardiologia (1991) e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP da Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ (1999).
- Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
Walace Dias Freitas
TitularAtualmente é Coordenador de Projeto no Departamento de Benefícios Assistenciais (DBA) da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), servidor público federal desde 2007 no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).Possui experiência na coordenação nacional do Programa BPC na Escola, participando como palestrante nas capacitações estaduais do programa. Atua no gerenciamento, monitoramento e avaliação das atividades para aperfeiçoar o Sistema BPC na Escola, além de articular as reuniões do Grupo Gestor Interministerial (GGI) do Programa BPC na Escola. É conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e representante suplente no Núcleo Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (NUNEP/SUAS). Foi representante titular na Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (CIASPD) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).Bacharel em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).Eugenio Benedictus Cassaro Filho
1ª SuplenteAtualmente é Coordenador-Geral no MDS/SNAS/DPSE, atuando na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, articulação federativa, apoio técnico, produção normativa e comunicação institucional estratégica da Proteção Social Especial.Psicólogo com experiência em gestão, coordenação e supervisão técnica no campo da Assistência Social, com ênfase em Proteção Social Especial, Socioeducação e trabalho com coletivos em situação de vulnerabilidade. Atuou como professor universitário durante 5 anos. Possui trajetória em políticas públicas voltadas à infância, adolescência e famílias, com atuação em CREAS, CRAS, acolhimento institucional e ações intersetoriais. Desenvolveu projetos de pesquisa financiados pelo FUMCAD e coordenou ações de educação em direitos humanos e metodologias participativas.Bacharel em Psicologia pela PUC Minas (2008), com especialização em Psicoterapia Psicanalítica pelo CEFAS (2011) e mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela UNICAMP (2017).Vago
2ª Suplente
- Ministério Público Federal
Vago
TitularVago
1º SuplenteVago
2º Suplente
- União Geral do Trabalhadores – UGT
Vago
TitularVago
1º SuplenteVago
2º Suplente
Segmento de de assistência à Saúde
- União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde - UNIDAS
Isabela Oliveira
TitularAtualmente é Consultora Técnica em Regulação e Auditoria em Saúde da FIOSAUDE e Representante Técnica Médica da BENTEC Consultoria em Benefícios e na startup de saúde HCentrix. Atua como consultora parecerista para diversas operadoras de saúde suplementar.Possui experiência em Regulação e Auditoria em Saúde, com atuação desde 1997. Representou a UNIDAS na Câmara Técnica de Incorporação Tecnológica em Saúde da ANS, atuou como consultora pela UNESCO no Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE e ANVISA), foi representante do MS na Câmara Técnica da AMB e consultora do DAE/SAS na elaboração da Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde do SUS. É membro fundador da HTAi (Sociedade Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde) e da Comissão de Regulação e Normas Técnicas da UNIDAS.É graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1989), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e possui MBA em Gestão Avançada de Sistemas de Saúde. Detém títulos de especialista (RQE) em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Auditoria Medica.”]João Paulo dos Reis Neto
1º SuplenteAtualmente é Diretor-Presidente da CAPESESP, com mais de 25 anos de atuação como dirigente de operadora de planos de saúde. Integra a Diretoria Nacional da UNIDAS como Diretor Técnico (triênio 2025–2027), além de compor a Comissão Técnica Mista das Autogestões UNIDAS/ABRAPP e a Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (COSAÚDE).Possui experiência em gestão de saúde suplementar, com ênfase em administração de operadoras de planos de saúde. Foi professor de MBA em Auditoria de Sistemas de Saúde e atua em diversas instâncias técnicas voltadas à regulação e qualificação da gestão em saúde.É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Clínica Médica e Cardiologia no Rio de Janeiro. Detém o título de profissional certificado com ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e certificado em Gestão de Saúde e Operação pela UNIDAS.Vago
2º Suplente
Segmento das empresas de medicina de grupo
- Associação Brasileira de Planos de Saúde / Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo - ABRANGE/Sinamge
Cássio Ide Alves
TitularAtualmente é diretor técnico médico ABRAMGE.Médico preceptor de alunos da FMUSP, Médico preceptor residentes HCFMUSP, Médico auditor interno e externo em diversas operadoras e prestadores hospitalares (AMIL, CASSI, BP, SAMARITANO); Superintendente Operacional PAMO-CET 1995-1996; Coordenador, gerente, superintendente operacional, controller operacional e PMO Unimed Paulistana (2007-2014), Superintendente Operacional Associação Médica Hosp Samaritano.Médico formado na USP em 1990, residência médica no Hospital das Clínicas USP, especialização em ginecologia, obstetrícia e mastologia (1991-1995); pós graduação em gineco-oncologia USP; Mestrado USP 1998, ATS e Manual Grade no HAOC; APS e Sistemas de Saúde– Kaiser Permanent, Auditoria Médica Faculdade Unimed.Beatriz Fernanda Amaral
1º SuplenteAtualmente é coordenadora de Serviços e Regulação Assistencial na ABRAMGE – Associação Brasileira de Planos de Saúde.
Atuou como Enfermeira no Hospital da Unimed Capivari e Enfermeira Auditora na Unimed Seguros/Capivari,
Graduada em Enfermagem pela PUC/Campinas; Pós-graduada em Auditoria de Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo; e MBA em Administração – Gestão em Saúde pela FGV/SP.
Marcos Paulo Novais Silva
2º SuplenteAtualmente é Diretor Executivo da Associação Brasileira de Planos de Saúde e, também Diretor da Universidade Corporativa da Saúde Suplementar – UCA
Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Pós-Graduado em Inteligência de Mercado pela FIAP.
Segmento das cooperativas de serviços médicos que atuem na saúde suplementar
- Unimed do Brasil - Confederação Nacional das Cooperativas Médicas
Clarice Alegre Petramale
TitularAtualmente é consultora independente em temas relacionados a novas tecnologias em saúde e representante da Unimed do Brasil na Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (COSAÚDE) da ANS.Foi a primeira presidente da CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, cargo que exerceu por cinco anos, liderando sua criação e implementação. Atuou entre 1976 e 2017 em assistência, regulação de pesquisa clínica, ensino e gestão da saúde pública e da vigilância sanitária, com experiência abrangente nos diversos níveis do SUS – da atenção básica à alta complexidade – de forma contínua e integrada. Tem mais de 15 anos de atuação em iniciativas inovadoras voltadas à regulação e ao uso de tecnologias em saúde no setor público.Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1975, com formação em Infectologia e Saúde Pública, também pela FMUSP.Francisco José de Freitas Lima
1º SuplenteAtualmente é assessor médico da Unimed do Brasil e da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro.Possui experiência em gestão de planos de saúde, atuando como gerente de auditoria em saúde da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro desde fevereiro de 1997. Desde novembro de 2011, coordena o Colégio Nacional de Auditores e as Câmaras Técnicas de Medicina Baseada em Evidências (MBE) e Oncologia da Unimed do Brasil.Graduado em Medicina pela Faculdade Souza Marques. Pós-graduado em Saúde, Administração e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (2012).Silvana Bruschi Kelles
2º SuplenteAtualmente é professora-adjunta da Faculdade de Medicina da PUC Minas e coordenadora do NATS-Unimed BH, que integra a REBRATS desde 2023.Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Epidemiologia e Saúde Pública pela UNAERP. Integra o Conselho Técnico Científico do Centro de Inovação em Inteligência Artificial na Saúde (CIIA-Saúde), parceria entre a UFMG e a Unimed-BH.Atua na área de Medicina, com ênfase em epidemiologia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).
Segmento das empresas de odontologia de grupo
- Associação Brasileira de Planos Odontológicos - Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (SINOG)
Fernanda Ceneviva de Athayde Monseur
TitularAtualmente é Superintendente da SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos.
Executiva como Head de Operadoras do Mercado do Setor de Odontologia Suplementar durante mais de 20 anos.
Cirurgiã-Dentista formada na Cidade de Bauru / SP, USC; MBA em Gestão de Negócios pela FIA/USP;
Cássio Ides Alves
1º SuplenteAtualmente é Diretor Médico da ABRAMGE – Associação Brasileira de Planos de Saúde. Atua como médico auditor e gestor de planos de saúde e prestadores hospitalares.Foi médico preceptor de alunos da FMUSP, Médico preceptor residentes HCFMUSP, Médico auditor interno e externo em diversas operadoras e prestadores hospitalares (AMIL, CASSI, BP, SAMARITANO); Superintendente Operacional PAMO-CET 1995-1996; Coordenador, gerente, superintendente operacional, controller operacional e PMO Unimed Paulistana (2007-2014), Superintendente Operacional Associação Médica Hosp Samaritano.É médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também realizou residência médica e especialização em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. Possui pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Gineco-Oncologia pela FMUSP.Vago
2º Suplente
Segmento das cooperativas de serviços odontológicos que atuem na saúde suplementar
- Uniodonto do Brasil – Central Nacional das Cooperativas Odontológicas
José Alves de Souza Neto
TitularAtualmente preside a Uniodonto do Brasil desde 2007. É Conselheiro do Sescoop – SP. É Vice-Presidente da ACI - Aliança Cooperativista Internacional, ACI –Américas.
Em 1994 fundou a Uniodonto de Athenas Paulista. Presidiu a Federação das Uniodontos do Estado de São Paulo de 2004 a 2007.
É cirurgião dentista formado em 1983, pela Faculdade Integrada de Marília, São Paulo. Especializou-se em Gestão da Saúde pela FGV e em Gestão Negocial pela Universidade da Califórnia – Irvine.
Egberto Miranda Silva Neto
1º SuplenteAtualmente é consultor jurídico de operadoras de planos privados de assistência à saúde. Membro da Câmara de Saúde Suplementar, indicado pela Uniodonto do Brasil, representando o segmento de cooperativas odontológicas.
Advogado, atuante na saúde suplementar desde 1997.
Graduação em Direito.
Luana Ana da Silva Zaneratto
2º SuplenteAtualmente é Coordenadora de Regulação Assistencial da Uniodonto do Brasil.Possui mais de 10 anos de experiência no segmento Odontológico na Saúde Suplementar.Graduação em Direito e Pós-graduada em Gestão de Cooperativas Odontológicas.
Segmento de administradoras de benefícios
- Associação Nacional das Administradoras de Benefícios - Anab
Alessandro Piccolo Acayaba de Toledo
TitularAtualmente cumpre mandato como Diretor Presidente da ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, que representa as empresas responsáveis pela comercialização e gestão de planos de saúde coletivos no Brasil. Empreendedor na atuação comercial de planos de saúde e telemedicina, também é conselheiro de startup com foco em plataforma digital na oferta de serviços na área da saúde.
Foi vice-presidente corporativo do grupo Qualicorp.
Advogado especializado em direito na saúde, com mais de vinte anos de experiência no setor de saúde suplementar e na consultoria estratégica nas esferas cível e regulatória, incluindo contencioso judicial e administrativo.
Lorenzo Merlo Bandoni
1º SuplenteAtualmente é Gerente Geral da ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, que representa as empresas responsáveis pela comercialização e gestão de planos de saúde coletivos no Brasil.
Foi professor assistente na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo e empreendedor no setor de educação.
Advogado especializado em direito na saúde, com mais de cinco anos de experiência no setor de saúde suplementar e na consultoria estratégica nas esferas cível e regulatória, incluindo contencioso judicial e administrativo.Vago
2º Suplente
Segmento da indústria farmacêutica
- INTERFARMA - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa
Renato Alencar Porto
TitularAtualmente é presidente-executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), desde maio de 2023. Na Interfarma, atua com foco na ampliação do acesso dos pacientes às melhores tecnologias em saúde, no desenvolvimento do ecossistema de pesquisa e inovação e na promoção de um ambiente regulatório favorável ao crescimento do país.Advogado com sólida atuação na área regulatória e institucional, possui experiência tanto no setor público quanto privado. Foi diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde liderou a transformação do padrão regulatório da agência e impulsionou a harmonização com instituições internacionais, além de promover a redução de prazos para pesquisa clínica. Atuou como diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), onde colaborou na criação do projeto que posiciona farmácias como hubs de saúde.Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), com especialização em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui MBA Executivo em Administração com foco em Gestão de Saúde e formação internacional em Análise de Impacto Regulatório (AIR) pela Luiss Guido Carli University.Renata Curi
1º SuplenteAtualmente é Diretora de Acesso ao Mercado da Interfarma, com foco na promoção de políticas públicas, articulação com stakeholders estratégicos e construção de parcerias para ampliar o acesso da população a medicamentos inovadores e tecnologias em saúde.Advogada com mais de 20 anos de experiência nas áreas de políticas públicas, acesso à saúde e inovação. Atuou como Diretora de Public Affairs e Access and Value in Health na consultoria Prospectiva, coordenou o setor de Parcerias e Inovação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e liderou o Departamento Jurídico de Farmanguinhos. É palestrante, professora e revisora de periódicos científicos.Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestre em Direito e Novas Tecnologias pela Universidade Estácio de Sá, possui MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutorado em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Renata Castro Nunes
2º SuplenteAtualmente é Gerente de Assuntos Estratégicos da Interfarma, onde lidera projetos nacionais e internacionais, conduz o planejamento estratégico e representa a entidade junto a stakeholders públicos e privados, com foco em temas como reforma tributária, avaliação de tecnologias em saúde e relações internacionais.Profissional com mais de 15 anos de experiência em Relações Governamentais, Estratégia Institucional e Advocacy, com atuação destacada nos setores farmacêutico, público e de consultoria. Atuou na EY em projetos internacionais de reestruturação governamental, com ênfase na análise política e melhoria de processos. Na International Myeloma Foundation, coordenou iniciativas de advocacy e planejamento estratégico para a América Latina. Iniciou sua trajetória profissional na Votorantim Metais, com foco em relações institucionais e comércio internacional.Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também possui formações complementares em instituições como Insper e Harvard Business Publishing.
Segmento da indústria de equipamentos e dispositivos médicos
- Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde - ABIMED
Felipe Dias Carvalho
TitularAtualmente é Diretor Regional da ABIMED em Brasília, responsável pelos Comitês de Tecnologia & Inovação e de Relações Institucionais e Governamentais da associação, além do Grupo de Trabalho sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde.Atuou como farmacêutico e diretor do bloco cirúrgico do Hospital das Clínicas da FMRP/USP, farmacêutico na FCFRP/USP, e ocupou posições relevantes no Ministério da Saúde, na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e no Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). Também foi consultor ad hoc da Anvisa, diretor de entidades técnico-profissionais, professor de cursos de pós-graduação e autor de publicações técnico-científicas.Farmacêutico pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduando em Direito pelo UniCEUB, mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela USP. Possui **MBA em Administração de Organizações pela FUNDACE/FEARP/USP.Fernando Silveira Filho
1º SuplenteAtualmente é Presidente Executivo da ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde, desde 2019. Participa dos Conselhos do ICOS – Instituto Coalizão Saúde e do IES – Instituto Ética Saúde, e exerce mandato como Diretor do COMSAÚDE – FIESP.Há mais de 30 anos lidera indústrias nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior, com atuação nos últimos 15 anos nos mercados de Personal e Health Care.Administrador, graduado pela FAAP/SP, com pós-graduação em Marketing pela FGV-SP e mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.Sílvio Garcia
2º SuplenteAtualmente é Head de Relações Institucionais e Governamentais na ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para a Saúde.Atuou como Secretário Adjunto de Estado e Gerente Sênior de Projetos na InvestSP, no Governo do Estado de São Paulo. Exerceu o cargo de Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados e foi Diretor Estatutário na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.Advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com MBA Executivo em Relações Governamentais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui certificações profissionais em ESG e Gerenciamento de Projetos pela FGV e em Advocacy e Políticas Públicas pela ABRIG – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.
Segmento de medicina diagnóstica
- Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica - ABRAMED
Milva G. dos Santos Pagano
TitularAtualmente é Coordenadora de Pesquisa na Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e na Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA). Também coordena e atua como conteudista do Observatório de Oncologia.Atua como Líder do Grupo de Trabalho de Dados e Membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa Clínica do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. É Membro Representante de Participante de Pesquisa nos Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto Paliar, além de Conselheira Titular no Segmento de Estudos e Pesquisas do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de São Paulo (gestão 2022–2024).Graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará (2012) e bacharelanda em Direito e Gestão de Políticas Públicas pelo Centro Universitário FAM (conclusão prevista para dezembro de 2024).Rafael Neves Fonseca
1º SuplenteAtualmente é Coordenador de Relações Governamentais na Abramed – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, onde lidera projetos e articula parcerias entre os associados da entidade, organizações da sociedade civil, setor privado e esferas de governo.Profissional com experiência crescente no setor da saúde, com atuação destacada nas áreas de gestão de projetos e relações institucionais. Ao longo da carreira, atuou em agendas de desenvolvimento econômico e políticas públicas de saúde, com profundo conhecimento técnico e político-institucional sobre a medicina diagnóstica no Brasil, acumulado por meio da articulação com diversos stakeholders do setor.Graduado em Relações Internacionais pela ESPM-SP, mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorando em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).Vago
2º Suplente
Segmento de defesa do consumidor
- Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor - BRASILCON (ENTIDADE DE DEFESA DO CONUMIDOR)
Vago
TitularVago
1º SuplenteVago
2º Suplente
- Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do RJ - NUDECON/RJ - (ENTIDADE DE DEFESA DO CONSUMIDOR)
Daniele Duarte Sambugaro
TitularDefensora Pública titular da 4ª DP do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense.
Professora da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ.
Luciana Telles da Cunha
1º Suplente
Tathiane Campos Soares
2º Suplente
Segmento de associações de consumidores de planos privados de assistência à saúde
- Associação Brasileira de Procons - PROCONSBrasil
Renata Ruback
TitularAtualmente é Diretora Executiva do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Carioca, Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados (IBCTD-RJ) e Consultora da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB.Atua também como Conselheira do CONDECON, membro do Fórum dos Procons do Estado do Rio de Janeiro, Consultora da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RJ, membro da Câmara de Saúde Suplementar da ANS, Diretora da Associação Brasileira de Procons – PROCONSBRASIL e Conselheira de Conselhos de Usuários em empresas de telecomunicação.Advogada, pós-graduada em Direito Público e Privado pela FEMPERJ.Cecília Maria Wanderley de Almeida
1º SuplenteAtualmente é Diretora Executiva do Procon Maceió.Atuou como Assessora Técnica do Procon Alagoas e como Coordenadora-Geral do Procon Arapiraca.Advogada, especialista em Direito do Consumidor, com 14 anos de atuação na área.Márcia Regina Moro da Rocha
2º SuplenteAtualmente é Coordenadora do Procon de Santa Maria (RS) e Presidente da Associação Brasileira de Procons – PROCONSBRASIL (desde 2023).Graduada em Administração de Empresas, especialista em Direito Tributário e especialista em Direito das Relações de Consumo.
- Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor - MPCON
Daniela Nicolai de Oliera Lima
TitularAtualmente é Promotora de Justiça do Ministério Público de Rondônia, com 15 anos de atuação na Promotoria de Justiça do Consumidor da capital. É associada ao MPCON – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor.Mestra em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), pós-graduanda em Direito do Consumidor pela Universidade Cândido Mendes e bacharelanda em Direito pela Universidade Federal de Rondônia.Vago
1º SuplenteVago
2º Suplente
Segmento das entidades de pessoas com deficiência
-
Aguardando as indicações pelo Conade - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Segmento das entidades de patologias especiais
- Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseniase (MORHAN)
Vago
TitularVago
1º SuplenteVago
2º Suplente
- Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia - ABRALE
Luana Ferreira Lima
TitularAtualmente é Gerente de Políticas Públicas e Advocacy na Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e na Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA), além de Coordenadora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC).
Atuou na assessoria jurídica e técnica para o terceiro setor, com foco em políticas públicas, elaboração e execução de projetos.
Advogada, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e especialista em Ação Humanitária pela Universidade de Genebra (2010). Realizou formações complementares na Escola Nacional de Administração da França (curso em Proteção dos Direitos Humanos, 2011), na NGO Management School Switzerland (Gestão de Projetos, 2010) e no Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde – IATS (Capacitação em ATS: Conceitos e Atualizações, 2022).Pedro Mazilio Cortez Toledo
1º SuplenteAtualmente é advogado da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e da Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA), com atuação na área de apoio ao paciente.Coordena o comitê jurídico de tais organizações, e integra o grupo de trabalho de Advocacy e Políticas Públicas do movimento Todos Juntos Contra o Câncer.Atua na advocacia desde 2014, com ênfase nas áreas de Direito da Saúde, Direito de Família e Direito do Consumidor.Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos (2013), com pós-graduação em Direito Público pelo Damásio de Jesus (2014–2015).Nina Victoria Menezes de Melo Oliveira
2º SuplenteAtualmente é Coordenadora de Pesquisa na Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e na Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA). Atua como Coordenadora e conteudista do Observatório de Oncologia, Líder do Grupo de Trabalho de Dados e Membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa Clínica do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. É Membro Representante de Participante de Pesquisa nos Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto Paliar.Graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará e bacharela em Direito e Gestão de Políticas Públicas pelo Centro Universitário FAM.
- Retina Brasil
Fernanda Belga Ottoni Porto
TitularAtualmente é investigadora principal de estudos clínicos multicêntricos internacionais. Atua como oftalmologista na INRET Clínica e Centro de Pesquisa, no Centro Oftalmológico de Minas Gerais e na Santa Casa de Belo Horizonte. Integra o Clinical Consortium da Foundation Fighting Blindness, com foco em doenças hereditárias da retina.Foi presidente da Sociedade Brasileira de Uveítes (SBU) na gestão 2015–2017, período em que acompanhou a aprovação e incorporação do Adalimumabe no Brasil. Participou da elaboração dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para uveítes não infecciosas e para artrite idiopática juvenil. Compõe o grupo Novas Lideranças do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atuou na gestão estratégica da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e integrou a Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG).É graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação em Oftalmologia pelo Centro Oftalmológico de MG e Hospital São Geraldo – UFMG, e doutorado também pela UFMG. Possui especialização em retina e eletrofisiologia ocular (Moorfields Eye Hospital – Inglaterra, Université Louis Pasteur – França, New York Hospital – EUA), genética ocular (Université Louis Pasteur – França) e uveítes (Pitié-Salpêtrière – França). É membro titular do CBO, SBRV, SBU, da Academia Americana de Oftalmologia e da ARVO. Atua como editora em periódicos nacionais e internacionais e integra o comitê científico das associações de pacientes Retina Brasil e Retina Minas. Participa ativamente da organização de congressos científicos.Sylvia Elizabeth de Andrade Peixoto
1º SuplenteAtualmente é presidente da Associação de Retinopatia Norte Fluminense – Retina Campos. Representa a entidade como titular na Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde coordena a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias (CIASPP) e atua como coordenadora adjunta da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência.Possui ampla atuação institucional no controle social e na defesa dos direitos das pessoas com doenças raras e deficiência. É membro do Comitê Estadual de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras do Rio de Janeiro, do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE) e do Conselho Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes (RJ). É também membro titular e do Conselho Fiscal da associação de pacientes Retina Brasil. Participa da organização de seminários nacionais junto às comissões intersetoriais do CNS, como a CIASPP e a Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF).Graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC) e doutora em Ciência da Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Ana Maria Dias da Motta
2º SuplenteAtualmente é presidente da Associação de Pacientes da Retina Pernambuco, presidente do COMID (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), conselheira municipal de inclusão da pessoa com deficiência visual da cidade de Paulista (PE) e membro da associação de pacientes Retina Brasil.Possui trajetória profissional de mais de trinta anos na área de administração financeira. Após aposentadoria por invalidez previdenciária, passou a se dedicar ao ativismo social e à promoção dos direitos das pessoas com deficiência visual, participando ativamente de conselhos e iniciativas voltadas à inclusão.É graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Campos Salles – Lapa (SP). Participou do Seminário das Doenças Raras (2024) e do Congresso da Saúde do Idoso, promovidos pela FASUP – Faculdade de Saúde de Paulista.
- Biored Brasil
Priscila Torres da Silva
TitularAtualmente é Conselheira Nacional de Saúde e integrante da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde. Representa o CNS no Comitê Permanente de Atenção à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) (2021–2024) e no Comitê de Protocolos Clínicos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). É Presidente da Rede Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos (ASOPAN), coordenadora de advocacy na Biored Brasil e no Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil, autora do BlogAR e influenciadora digital na área da saúde.Mestranda em Assistência Farmacêutica pela Universidade de Brasília (PPGASFAR) e graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário FIAM FAAM.Alessandra de Souza
1º SuplenteAtualmente é membro titular da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde, representando a associação Superando Lúpus. É autora do Farmale (blog oficial da ALEMDII), membro do conselho editorial da Revista ABCD em Foco, dos comitês científicos da ALEMDII e da Biored Brasil, integra a coordenação da Aliança Rara Rio (ARAR) e atua como Coordenadora de Comunicação da ALEMDII.Atua nas áreas de letramento em saúde, doenças inflamatórias intestinais (DII), comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, problemas relacionados a medicamentos (PRM), elaboração e validação de instrumentos de pesquisa, ciência cidadã e decolonização no ambiente acadêmico. Coordena ações de comunicação e educação em saúde com foco em acessibilidade e engajamento de pacientes com doenças crônicas e raras.Júlia Gonçalves de Araújo Assim
2º SuplenteAtualmente é membro titular da Comissão Intersetorial de Atenção Básica (CIABS) do Conselho Nacional de Saúde, liderando ações voltadas ao fortalecimento da participação social, da equidade e da comunicação acessível em saúde.Atua como cirurgiã-dentista com mais de 20 anos de experiência no SUS, especialmente na Estratégia de Saúde da Família. É fundadora e presidente da Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII), onde coordena projetos de literacia em saúde, advocacy e políticas públicas para pessoas com doenças inflamatórias intestinais. Foi coordenadora da Atenção Básica e diretora de Promoção à Saúde da Prefeitura de Caratinga (MG), presidiu o Conselho Municipal de Saúde por oito anos e atuou como professora e coordenadora do curso técnico em Saúde Bucal da Rede Doctum. Integra o Comitê Científico da ALEMDII, o Conselho Editorial da Revista ABCD em Foco, e representa a associação na Biored Brasil e na Alianza Latina.Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), com pós-graduação em Saúde da Família. Tem trajetória voltada à saúde pública, à promoção do cuidado centrado na pessoa e à defesa do SUS.