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O que é processo?

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Publicado em 22/03/2021 12h41 Atualizado em 31/01/2025 13h24

Um processo é a reunião de documentos produzidos em uma ação administrativa ou judicial. Nele devem constar tudo o que for pertinente à ação e que juntos mostrem a evolução dos atos.

Etapas para a abertura do processo

  1. A unidade setorial deve avaliar se o documento recebido pelo protocolo faz parte de um processo já existente para não termos duplicidade;
  2. Se o documento fizer parte de algum processo, deve-se remover o documento do processo de transferência (protocolo) para o processo já criado no SEI;
  3. Quando for avaliado pela unidade setorial a necessidade de abertura de novo processo, o documento do processo de transferência (protocolo) deve ser removido para o novo processo criado no SEI;
  4. Após a verificação da não abertura do processo, o documento original recebido pelo protocolo será classificado e encaminhado para o arquivo central, após 30 dias do recebimento;
  5. O documento inserido no processo de transferência que não virar processo deve ser cancelado pela unidade setorial. Deve-se incluir no motivo que o documento foi encaminhado para arquivamento. O documento arquivado pode ser salvo na rede da unidade competente, se houver necessidade de consulta.

Como escolher o tipo de processo?

Cada unidade setorial deve entender para que serve cada tipo processual, a fim de evitar a criação de processos de forma inadequada

Caso haja dúvidas sobre qual o tipo de processo ou mesmo não sendo encontrado um tipo adequado para realização da tarefa, a unidade deve entrar em contato imediatamente com a Coordenação de Gestão Documental.

Diferença entre processos

Veja abaixo os casos que geram duplicidade ou equívoco na hora de escolher o tipo processual:   

Exemplo 1: Dúvidas x Demanda Institucional x Ouvidoria

Plano de Saúde: Dúvidas e InformaçõesDemanda InstitucionalOuvidoria: Demandas às áreas da ANS
Processo criado exclusivamente para a DIPRO responder os pedidos de informações e dúvidas de sua competência para consumidores, prestadores, operadoras e instituições. Processo criado para acompanhar os pedidos de informações e registro de queixas de consumidores, prestadores, operadoras e instituições de assuntos que sejam de competência da DICOL, DIOPE, DIDES e DIGES. Processo criado exclusivamente para a Ouvidoria encaminhar demandas de informações, dúvidas e queixas de consumidores, prestadores, operadoras e instituições para as unidades competentes.

Exemplo 2: Acompanhamento Legislativo X Demanda Institucional

Acompanhamento LegislativoDemanda Institucional

Processo criado para acompanhar o processo legislativo a fim de promover os interesses do Órgão, incluindo encaminhamento de pareceres sobre projetos de lei, interação presencial com parlamentares e participação em audiências públicas.

Processo criado para acompanhar os pedidos de informações e registro de queixas de consumidores, prestadores, operadoras e instituições.

É iniciado com um projeto de lei encaminhado por um senador, deputado ou vereador para análise da ANS ou por um convite para participação de audiências e eventos com parlamentares.

É iniciado com o recebimento de uma carta da operadora, um ofício do Ministério Público ou um e-mail do beneficiário tirando dúvida sobre algum problema.

Se o assunto do processo não for referente a audiências ou projeto de lei deve-se usar o processo de Demanda Institucional: Poder Legislativo.

Gera uma resposta da unidade competente por meio de nota técnica.

Exemplo 3: Processo Sancionador X Representação

Processo SancionadorRepresentação

Procedimento administrativo para apuração de demandas classificadas como não resolvidas para a lavratura de auto de infração pelo descumprimento de dispositivos legais ou infra legais disciplinadores do mercado de saúde suplementar.

Procedimento administrativo instaurado para apurar um ou mais indícios de infração, cujo monitoramento, análise ou solicitação sejam de responsabilidade de uma Diretoria.

Demandas (queixas / denúcias) não resolvidas pela operadora.

Processo sancionador - Produto ou plano

Processo sancionador - Operadora

Processo sancionador - Rede Assistencial

Representação - Agrupamento de Contratos

Representação - Envio de Informações do SIB

Representação - Não envio de Comunicados RPC

Representação -  Georreferenciamento

Representação -  Não Envio de Informações da Rede Assistencial

Representação - Não Envio ou Atraso do DIOPS

Representação - Operação de Produto Diverso do Registrado

Representação - Qualidade Cadastral do SIB

Representação - Redimensionamento de Prestador Hospitalar Sem Autorização

Representação - Substituição de Prestador Hospitalar Sem Equivalência

Representação - TISS

Exemplo 4: Comunicação da unidade organizacional = Demanda interna

Comunicação da unidade organizacional

Deve-se usar o e-mail para qualquer tipo de comunicação entre as unidades e inserir o correio eletrônico no processo correspondente.

Não deve ser usado esse processo para requerimento de férias, licenças e diárias.

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