Notícias
ANCINE e CGU reforçam parceria estratégica por integridade, transparência e boa governança no setor audiovisual
A ANCINE, em parceria com a Controladoria-Geral da União - CGU, consolida uma nova fase de avanços institucionais. A cooperação entre as instituições representa um passo importante no aprimoramento da integridade, transparência e boa governança. O fortalecimento dessa cooperação resultou em duas iniciativas estratégicas e inéditas lançadas durante o Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina: a divulgação do Projeto Malha Fina ANCINE e a adesão da Agência como apoiadora do Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial.
Os anúncios foram realizados no dia 29 de maio, no Rio2C, no painel promovido pela Distribuidora de Filmes S/A - RioFilme, intitulado “Segurança e Confiabilidade como Elementos Essenciais para Atração de Investimentos para a Indústria Audiovisual”, do qual participaram: Alex Braga, Diretor-Presidente da ANCINE, José Paulo Barbiere, Auditor Chefe da ANCINE, Marcelo Pontes Vianna, Secretário de Integridade Privada da CGU e Leonardo Edde, Diretor-Presidente da RioFilme.
A empresa pública municipal RioFilme, parceira da ANCINE e do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA na realização de investimentos no setor audiovisual do Rio de Janeiro, também formalizou sua adesão como participante do Pacto Brasil, reforçando a articulação entre esferas de governo e a convergência de esforços pela integridade na gestão cultural.
A Empresa Brasil de Comunicação - EBC também participa do Pacto Brasil e neste ano fez o lançamento do Edital Seleção TV Brasil, para investimentos em parceria com a ANCINE e o FSA. O fortalecimento da TV Pública é um dos pilares para o desenvolvimento da indústria audiovisual no Brasil e no Mundo.
ANCINE, RioFilme e EBC estimulam, conjuntamente, que agentes econômicos do setor audiovisual também adotem boas práticas de integridade, transparência e prestação de contas.
A atuação conjunta e as ações anunciadas resultam em marcos inéditos para o setor, com impacto direto na confiança institucional, na eficiência regulatória e na atração de investimentos sustentáveis.
Projeto Malha Fina ANCINE: Inteligência para transformar a gestão pública
Desenvolvido com apoio técnico da CGU, o Malha Fina ANCINE representa um marco de inovação na análise e fiscalização de prestações de contas no setor audiovisual. A ferramenta utiliza automação e inteligência artificial para o cruzamento de dados, garantindo maior celeridade, segurança e economia no uso de recursos públicos. Os resultados obtidos demonstram o potencial transformador da iniciativa:
1ª Etapa:
• 3.627 prestações de contas analisadas, homologadas e arquivadas;
• Redução do passivo de processos de 5.358 para 1.731;
• Economia estimada de R$ 665 milhões em custos operacionais; e
• Redução no tempo projetado de análise, equivalente a 24 anos de trabalho.
2ª Etapa:
• Análise especializada dos 1.731 processos remanescentes
• Identificação de prescrição em 760 processos, conforme parâmetros do TCU e AGU;
• Passivo atual reduzido para 971 processos em análise regular;
• Economia estimada ampliada para R$ 803 milhões em custos operacionais; e
• Maior redução no tempo projetado de análise, equivalente a 29 anos de trabalho.
Esses avanços são apresentados ao público em painel interativo, reforçando o compromisso com a transparência ativa e o controle social.
Saiba mais sobre o Malha Fina:
MinC, ANCINE e CGU divulgam o Projeto Malha Fina e seus primeiros resultados
Novos resultados do Malha Fina ANCINE
Pacto Brasil: integridade como valor institucional
Na sequência da apresentação do Malha Fina, a ANCINE formalizou sua adesão como apoiadora institucional do Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da CGU voltada à promoção da ética e da transparência nas relações entre setor público e setor privado. Essa adesão reafirma o papel da ANCINE como agente público comprometido com um ambiente regulatório confiável, ético e favorável à atração de investimentos no setor audiovisual.
RioFilme e EBC são participantes do Pacto Brasil, igualmente comprometidos com a integridade como valor institucional.
Além dos impactos na gestão pública e no setor audiovisual, a parceria da ANCINE e da CGU, e as participações da RioFilme e EBC, geram resultados diretos para a sociedade, no uso eficiente dos recursos públicos, na valorização da cultura como instrumento de transformação social, e na promoção de emprego, renda e inclusão por meio do audiovisual.
Saiba mais sobre o Pacto Brasil
Compromisso contínuo
Com essas entregas, ANCINE e CGU reafirmam seu compromisso com uma gestão pública orientada pelos princípios da legalidade, da ética, da eficiência e da inovação. A participação da RioFilme e da EBC reforçam o engajamento coletivo na construção de uma cultura institucional baseada na integridade.
O fortalecimento da integridade institucional se consolida como um valor estratégico, essencial para o desenvolvimento do setor regulado e para a confiança da sociedade brasileira.