Mapa de Complexos Cinematográficos

Publicado em 04/11/2016 15h54

Clique no mapa abaixo para obter mais informações sobre os complexos cinematográficos comerciais com registro na ANCINE. Caso não consiga visualizar, clique aqui

 

 

Marcador verdeComplexos em funcionamento   |  Marcador azulComplexos previstos para abrir  |

 Marcador vermelhoComplexos fechados temporariamente  Marcador vermelhoComplexos fechados neste ano

 



Trata-se de uma representação visual da localização geográfica dos complexos cinematográficos comerciais registrados na Agência Nacional do Cinema – ANCINE, a partir da qual é possível dimensionar o tamanho atual e a distribuição geográfica do parque exibidor brasileiro. O objetivo é oferecer uma ferramenta de acompanhamento da execução das políticas públicas de incentivo à expansão do mercado de salas de exibição no Brasil.

Estão representados no mapa os complexos comerciais, ou seja, aqueles cujo conjunto de salas empreguem tecnologia de projeção digital e/ou 35mm, cobrança de ingresso, com programação formada por longas-metragens recém lançados, em sessões de caráter público. Não são considerados os complexos de salas com exibições esporádicas, aqueles dedicados apenas a filmes pornográficos, ou exibição realizada a partir de DVDs ou blu-rays (exibições videofonográficas), bem como complexos itinerantes. Também estão mapeados os complexos fechados temporariamente, por motivo de reforma, os que tiveram suas atividades encerradas durante o ano corrente e os com previsão de inauguração.

Outras informações a respeito do segmento de exibição cinematográfica podem ser obtidas no Observatório Brasileiro do Audiovisual (OCA).

Registro de agentes econômicos exibidores:

O art. 22 da Medida Provisória 2.228-1/2001 obriga a todos os agentes econômicos que exercem a atividade de exibição cinematográfica comercial a se registrarem na ANCINE.