Apresentação

Publicado em 10/05/2011 10h46 Atualizado em 26/10/2021 18h24

Criada em 2001 pela Medida Provisória 2228-1, a ANCINE – Agência Nacional do Cinema é uma agência reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. É uma autarquia especial, vinculada ao Ministério do Turismo, com sede e foro no Distrito Federal, e Escritório Central no Rio de Janeiro.

A ANCINE é administrada por uma diretoria colegiada aprovada pelo Senado e composta por um diretor-presidente e três diretores, todos com mandatos fixos, aos quais se subordinam quatro Superintendências: de Registro, de Fiscalização, de Fomento, e de Prestação de Contas, além das Secretarias de Gestão Interna, de Políticas de Financiamento, de Políticas Regulatórias e a Secretaria da Diretoria Colegiada.

A missão da ANCINE é desenvolver e regular o setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira. Encerrado o ciclo de sua implementação e consolidação, a ANCINE enfrenta agora o desafio de aprimorar seus instrumentos regulatórios, atuando em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentivando o investimento privado, para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros.

Nesta página oficial, a ANCINE disponibiliza à classe cinematográfica, pesquisadores, jornalistas e interessados em geral, dados estatísticos, boletos de recolhimento, referente a opções de mecanismos legais, formulários, editais, informações e notícias, na intenção de facilitar o acesso à informação a respeito de suas realizações e competências.

A ANCINE funciona no Rio de Janeiro, na Avenida Graça Aranha, 35 (Centro). O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 18h. É necessário agendamento prévio.