Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
Programa Manuel Querino qualifica 103 indígenas no Amazonas
Foto: Arquivo MTE
No dia 12 de setembro, 103 indígenas de 17 etnias concluíram cursos do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) em Manaus. As formações foram nas áreas de Agente de Fiscalização Ambiental e Assistente Administrativo, realizadas em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Os cursos fazem parte do Projeto Onda Verde, que tem como objetivo qualificar 1.580 pessoas em oito áreas estratégicas, promovendo inclusão social e profissional, sustentabilidade e valorização da cultura indígena na região.
A diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional do MTE, Cristina Kavalkievicz, ressaltou o compromisso do PMQ com a inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. O programa prioriza jovens, mulheres, pessoas negras, quilombolas, indígenas, trabalhadoras domésticas, trabalhadores rurais, a comunidade LGBTQIA+, além de internos e egressos do sistema prisional.
“A cada novo projeto pactuado e a cada nova certificação entregue, renovamos nossa convicção de que o PMQ veio para ampliar o acesso ao trabalho, ao emprego e à geração de renda para quem vive do trabalho neste país”, afirmou Cristina.
Os cursos foram planejados para atender às necessidades das comunidades da região metropolitana de Manaus, promovendo sustentabilidade, autonomia e valorização da cultura indígena. “Formamos profissionais com o conhecimento técnico necessário para atuar na fiscalização e preservação ambiental, além de interagir com a sociedade, para que possam realmente fazer a diferença em nosso município”, explicou Walkíria Monteiro, professora do curso de Agente de Fiscalização Ambiental em Iranduba.
O cacique Natalino, um dos formandos, destacou a importância da formação para a proteção da floresta. “O Amazonas, assim como o Brasil, precisa de saúde, e isso começa pela floresta, da qual somos os guardiões.”
Formação continuada, interculturalidade e protagonismo da mulher amazônida na COP30 – 2025 – tem como objetivo promover a qualificação social e profissional de mulheres indígenas, negras, caboclas e LGBTQIA+ em diferentes contextos de vulnerabilidade social no Amazonas. A iniciativa busca reduzir os impactos do preconceito estrutural e das opressões interseccionais, oferecendo oportunidades de geração de renda e empregabilidade, com foco na economia verde e sustentável.
Os cursos oferecidos abrangem as áreas de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Agente de Limpeza e Conservação, Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet, Artesã de Artigos Indígenas, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. As formações foram realizadas nas cidades de Manaus, Careiro Castanho, Iranduba e Itacoatiara.
Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional
No final de 2023, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) firmou parceria com 12 universidades e 8 institutos federais, no âmbito do Programa Manuel Querino, para oferecer 36 mil vagas em cursos de qualificação em todo o país. Desde a criação do programa, o PMQ já disponibilizou mais de 182 mil vagas em parceria com estados, municípios, conveniados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e organizações da sociedade civil (OSCs).
Novo edital de seleção
No dia 18 de setembro de 2025, o MTE publicou o Edital de Chamamento Público nº 2/2025, destinado à seleção de projetos de organizações da sociedade civil para oferecer qualificação profissional gratuita a 18 mil pessoas.
Confira o edital aqui.