Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
Brasil fortalece políticas públicas de emprego com visita técnica à França
Foto: Arquivo MTE
Uma delegação brasileira, coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e formada por representantes dos estados do Pará, Bahia, Piauí, Espírito Santo e Distrito Federal, concluiu, nesta sexta-feira (26), uma visita técnica ao Serviço Público de Emprego da França – France Travail. Desde segunda-feira (22), o grupo participou de uma série de atividades e conheceu práticas inovadoras de atendimento ao trabalhador, recrutamento e intermediação de mão de obra, com o objetivo de contribuir para a modernização e o fortalecimento do Serviço Público de Emprego (Sine) no Brasil.
A visita faz parte das ações previstas na cooperação técnica firmada em 2023 entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com apoio técnico da Expertise France, para a implementação do projeto “Sine em Transformação”. Em junho deste ano, foi concluída a fase piloto da iniciativa, desenvolvida nos estados de Roraima e Paraná. Com o encerramento dessa etapa inicial, o projeto foi expandido para os cinco estados que atualmente integram a delegação brasileira.
O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, avaliou a missão técnica como extremamente produtiva. Segundo ele, os representantes franceses demonstraram grande interesse e ficaram impressionados com a diversidade de experiências brasileiras nas áreas de intermediação de mão de obra e qualificação profissional. “Levaremos para o Brasil soluções inovadoras que contribuirão para tornar o Sine mais moderno e eficiente”, destacou.
Entre as experiências observadas durante a visita, Lavigne destacou a iniciativa implementada na cidade de Clamart, na região metropolitana de Paris: uma metodologia inovadora de recrutamento que dispensa o uso de currículos e prioriza a avaliação de habilidades. A dinâmica, denominada “Do Estádio ao Emprego”, é realizada em ginásios ou campos esportivos e promove a interação entre candidatos e recrutadores por meio de atividades em grupo, sem a revelação prévia das identidades. O método foi utilizado pela primeira vez para a seleção de profissionais que atuarão nas Olimpíadas de Paris. “Essa dinâmica permite que os candidatos demonstrem competências que muitas vezes não são evidenciadas em currículos ou entrevistas”, explica Lavigne.
Com o retorno ao Brasil, a próxima etapa do projeto será a realização de seminários de capacitação nos estados participantes, com o objetivo de disseminar as práticas observadas na França e fortalecer a atuação da rede pública de emprego. Também fizeram parte da delegação do MTE o diretor do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda, Tiago Motta, e a coordenadora de Gestão e Análise, Jessevanda de Almeida.
Sistema Público de Emprego
Coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Rede Sine comemora 50 anos em outubro de 2025. Presente em todo o território nacional, a rede opera por meio de convênios com os 27 estados, 12 capitais e 12 municípios, oferecendo atendimento à população em aproximadamente 1.500 unidades. Entre os principais serviços prestados estão a intermediação de mão de obra, com captação de vagas e encaminhamento de trabalhadores para entrevistas, além do suporte no acesso ao seguro-desemprego e a diversos benefícios trabalhistas.
Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), os trabalhadores podem acessar os mesmos serviços oferecidos presencialmente nas agências do Sine. A plataforma disponibiliza informações sobre contratos de trabalho vigentes e vínculos anteriores, além de permitir a solicitação de benefícios como apoio financeiro, abono salarial, benefício emergencial e qualificação profissional. Também é possível acessar extratos do CAGED e do FGTS, realizar denúncias trabalhistas e solicitar crédito.
O acesso ao aplicativo é feito via celular, utilizando o login único do Governo Federal, por meio da plataforma GOV.BR.