Notícias
Aviso de Pauta
Artistas circenses podem obter o registro profissional e a carteira de trabalho na unidade móvel da SRTE/DF
Com o objetivo de ampliar o acesso ao registro profissional, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal, participa da 23ª Convenção Brasileira de Malabares e Circo (CBMC), disponibilizando uma unidade móvel para emissão de registros e carteiras profissionais, entre os dias 17 e 19 de julho. Na quarta-feira (dia 17), às 15h, será realizada uma mesa-redonda com o tema “Condições de Trabalho e Segurança para Técnicos e Artistas Circenses”, com participação do auditor fiscal do Trabalho Rômulo Machado.
No Brasil, dados de 2020 indicam a existência de mais de 600 circos, sendo a maioria concentrada nas regiões Nordeste e Sudeste (248 circos). A arte circense é responsável pela geração de renda para palhaços, acrobatas, malabaristas, equilibristas e diversos outros profissionais envolvidos nesse universo. De acordo com mapeamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ao menos 10 mil pessoas vivem do circo no país. No entanto, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2024, apenas cerca de 300 trabalhadores das atividades de acrobata, artista aéreo, contorcionista, domador de animais, mágico, malabarista, palhaço, titeriteiro, trapezista e apresentador de circo estão formalizados.
Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego no DF, Jackson Ázara, a ação é uma oportunidade para que artistas circenses realizem seu registro profissional por um valor social e obtenham a carteira de trabalho. “A parceria com o MTE possibilita a emissão do Registro Profissional para artistas aptos à certificação em diversas modalidades circenses”, destaca Jackson. Segundo ele, essa é a primeira vez em todas as edições anteriores em que é firmada uma parceria com a superintendência do trabalho para auxiliar os artistas na obtenção do registro.
A 23ª Convenção Brasileira de Malabares e Circo segue até 20 de julho de 2025, e é considerada o maior encontro da comunidade circense brasileira. O evento reúne artistas, técnicos, gestores, instituições públicas e privadas, além de representantes da sociedade civil, promovendo oportunidades de formação e aperfeiçoamento para profissionais, estudantes e entusiastas das práticas circenses.
A edição deste ano, realizada em Brasília de 12 a 20 de julho, conta com a participação de mais de 350 artistas de todas as regiões do país e oferece uma programação diversificada, dedicada à formação profissional, ao reconhecimento da categoria e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor.
Serviço:
Unidade Móvel do MTE
23ª Convenção Brasileira de Malabares e Circo (CBMC)
Local: Centro de Ensino Médio Setor Leste
Endereço: SGAS 611/612, Asa Sul – Brasília/DF
Horário: Das 9h às 16h
Mesa-redonda: Condições de Trabalho e Segurança para Técnicos e Artistas Circenses
Dia 17 de julho, às 15h
Mais informações - 61 98216-3995