Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
Cursos do Programa Manuel Querino começam em Manaus com foco na COP 30
Foto: Universidade Federal do Amazonas
Os cursos do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) iniciaram na última segunda-feira (20), no estado do Amazonas, com foco na COP 30-2025, que será realizada em novembro no Pará. Com 1.580 vagas, distribuídas em oito cursos voltados para área de economia verde e sustentável, as aulas estão em Manaus, Iranduba e Itacoatiara. Em março, está previsto para começarem as aulas em Careiro. O público-alvo do curso são mulheres indígenas, negras, caboclas, quilombolas, LGBTQIA+, jovens em situação de vulnerabilidade e moradoras de áreas periféricas e rurais.
Coordenado pela Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda (SEMP), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os cursos contam com a execução da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do programa Onda Verde: formação continuada, interculturalidade e protagonismo da mulher amazônida na COP – 30/2025. O MTE destinou R$ 5 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para essa ação.
Segundo Cristina Kavalkievicz, diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional do MTE, o PMQ foi estruturado para preparar a população trabalhadora frente às transformações ambientais e tecnológicas no mercado de trabalho. “Buscamos não só inserir sócio produtivamente a população trabalhadora, mas gerar também consciência para a sustentabilidade da vida no planeta. E o amazônida tem essa consciência ambiental muito forte”, destacou Cristina durante a aula inaugural realizada na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, em Manaus.
Os cursos oferecidos incluem: Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Agente de Limpeza e Conservação, Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet, Artesã de Artigos Indígenas, além de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.
Os cursos possuem uma carga horária total de 200 horas, divididas entre: 40 horas de qualificação social, com temas como desenvolvimento sustentável, cidadania, direitos trabalhistas e letramento digital; 160 horas de formação específica.
Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional
O PMQ tem como objetivo contribuir para a autonomia dos trabalhadores e trabalhadoras, ampliando o acesso ao trabalho decente e a novas oportunidades de renda. O programa oferece cursos alinhados às demandas por trabalhadores qualificados em setores estratégicos da economia, como economia verde e azul, cuidado e saúde, digital e neoindustrialização, cultura e criatividade, turismo e economia popular e solidária.
Entre 2023 e 2024, foram firmadas parcerias com 12 universidades federais, 8 institutos federais e 20 organizações da sociedade civil (OSC), além dos entes do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Por meio dessas parcerias, estão sendo ofertadas vagas gratuitas em todo o Brasil, reforçando o compromisso do MTE com a qualificação profissional e a inclusão produtiva.