Notícias
Emprego e Renda
Luiz Marinho inaugura Casa do Trabalhador e lança plano de Economia Solidária no Maranhão
Foto: Allexandre Silva
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, inaugurou na tarde de sexta-feira (7), no Maranhão, a Casa do Trabalhador em São Luís, acompanhado pelo governador do estado, Carlos Brandão. Com novas instalações, o local oferecerá diversos serviços do Ministério do Trabalho e Emprego aos usuários do Sine. A parceria com o estado prevê melhorias na infraestrutura tecnológica do Sine, modernizando cadastros, intermediação de vagas e informações sobre o mercado de trabalho, além de ampliar a oferta de qualificação profissional e incentivar a geração de emprego e renda para os trabalhadores maranhenses.
Na ocasião, também foram criados o Plano Estadual de Economia Solidária, iniciativas voltadas à empregabilidade da população LGBTQIA+ e instituído o programa Trabalho Jovem para 2025, possibilitando residência técnica profissional entre a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e as universidades Federal e Estadual do Maranhão.
“O Maranhão tem sido um estado que, percentualmente, vem ajudando a liderar o processo de retomada da geração de emprego no país”, destacou o ministro, citando os dados do Novo Caged divulgados este mês, que indicaram a criação de 1,7 milhão de empregos no país no ano passado. “Aqui, a geração de emprego e renda tem se destacado, e a inauguração da Casa do Trabalhador vem impulsionar ainda mais esse movimento, oferecendo mais oportunidades de qualificação e inserção no mercado para quem busca os serviços do MTE”, pontuou.
O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da nova unidade. “A Casa do Trabalhador do Maranhão contará com diversos serviços gratuitos de cidadania, qualificação profissional e regularização para pequenos empreendedores. O espaço terá uma unidade do Viva/Procon, com serviços para agendamento de consultas, emissão de documentos e outros atendimentos de cidadania, além de cursos de qualificação e iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda”, explicou.
No local, foi instalado o Espaço Qualificar, que oferecerá formação profissional nas áreas de alimentos e manipulação de alimentos (panificação e confeitaria). A primeira turma do curso de padeiro já teve início, com 16 alunos inscritos.
Brandão enalteceu a parceria com o governo federal, afirmando que “investir em emprego e renda é uma decisão política que abraçamos, e fico muito feliz em ver os resultados na geração de empregos. O Maranhão foi o estado que mais gerou empregos no Nordeste”, destacou.
Economia Solidária
No evento, o ministro anunciou a implantação do Plano Estadual de Economia Solidária para este ano e empossou os novos conselheiros estaduais, já com a liberação de recursos para a reforma do Centro de Economia Solidária do Maranhão (Cresol), situado no Centro Histórico. Outros convênios assinados foram direcionados à empregabilidade da população LGBTQIA+ e à instituição do programa Trabalho Jovem para 2025, que viabilizará uma residência técnica profissional entre a Setres, a Fapema e as universidades Federal e Estadual do Maranhão.
O evento contou com a presença de representantes comunitários locais e autoridades legislativas, como a senadora Eliziane Gama, o deputado federal Duarte Jr. e a presidenta da Assembleia Legislativa do Estado, Iracema Vale, além do secretário de Trabalho do Maranhão, Luiz Henrique Lula, e outras autoridades estaduais.