Notícias
Mundo do Trabalho
MTE e Food for Thought Innovations tratam de capacitação e pesquisa sobre transição alimentar sustentável
Foto: Allexandre Silva/MTE
O CEO da Food for Thought Innovations, Navin Durbhakula, e a diretora de Políticas do Food for Thought Brazil Hub, Gabriela Bussi de Oliveira, em reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta segunda-feira (18) em Brasília apresentaram as iniciativas do hub brasileiro - uma extensão no Brasil da organização global sediada em Harvard - sobre capacitação e transição para sistemas alimentares de baixo carbono, especialmente à base de alimentos vegetais, e seus impactos no mercado de trabalho.
“Nosso objetivo é catalisar conexões que apoiem soluções inovadoras, respeitando pessoas, animais e meio ambiente”, explicou o CEO ao ministro, que estava acompanhado do secretário executivo do MTE, Chico Macena, e da subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, na reunião.
Luiz Marinho manifestou interesse na proposta apresentada pelo CEO da Food for Thought Innovations, que segundo destacou, “prevê parcerias com instituições como Serviço Nacional da Indústria (Senai), Embrapa e universidades, além de certificações profissionais para trabalhadores.”
Além da capacitação, Durbhakula salientou que a pesquisa poderia orientar políticas de requalificação profissional e abrir novas oportunidades de emprego. Segundo a diretora, Gabriela Bussi, a transição alimentar já é uma realidade e pode gerar milhões de postos de trabalho em áreas como proteínas alternativas, agricultura sustentável e biotecnologia. “O Brasil, com sua biodiversidade e tradição em inovação agrícola, tem papel estratégico nesse processo”, afirmou.
Paula Montagner, responsável por estudos no mercado de trabalho no MTE, acentuou que “estudar os impactos da transição para sistemas alimentares sustentáveis é essencial para planejar políticas de capacitação profissional que beneficiem trabalhadores e o desenvolvimento do país”.