Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
Luiz Marinho acompanha o início da qualificação de 70 alunos na escola de especialização da LATAM em São Carlos (SP)
Foto: Allexandre Silva / MTE
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta terça-feira (10) da inauguração da Escola LATAM, em São Carlos (SP), que vai investir R$ 40 milhões em um novo hangar de manutenção para qualificar profissionais para a manutenção de suas aeronaves. A 1ª turma começa em janeiro do próximo ano e formará inicialmente 70 alunos, bolsistas da própria empresa, em mecânica de aeronaves.
Durante a cerimônia de inauguração do novo hangar da LATAM, o ministro Luiz Marinho fez questão de destacar a importância do investimento da empresa na formação de novos profissionais. “Parabenizo a LATAM por investir nas pessoas, numa escola de formação para São Carlos e região, que vai trazer mais desenvolvimento e mais oportunidades de trabalho e emprego”, afirmou o ministro.
“É um sonho realizado”, disse a estudante Tatiele da Silva, que representou a turma no evento. “É uma honra estar trabalhando na LATAM e participar desse projeto. Lá fora, só temos a formação técnica e aqui temos também a formação prática”, avaliou.
Ao comentar sobre a importância da escola de qualificação da LATAM, Alexandre Peronti, diretor de manutenção da empresa em todo o Brasil, destacou seu papel essencial para o futuro dos alunos. “A escola é uma ponte sustentável da companhia e também de desenvolvimento dos alunos”, destacou Peronti, ressaltando a evolução de sua trajetória, que começou como estagiário em 2019.
“É simbólica a presença do ministro aqui. Assinamos um protocolo de intenções com o Ministério e cumprimos. Poderíamos esperar que a mão de obra viesse do mercado, mas resolvemos investir. Essa é a primeira turma de muitas. Queremos gerar mais empregos”, garantiu Jerome Cadier.
Luiz Marinho destacou o impacto da geração de empregos no atual governo, que criou 3,6 milhões de postos de trabalho, embora a remuneração ainda seja um desafio. “Aqui, teremos empregos de qualidade e boa remuneração. É uma oportunidade para refletir sobre como a responsabilidade das empresas contribui para a qualificação profissional, e o Ministério agradece por isso. Atualmente, temos 647 mil novos aprendizes e, se outras empresas seguirem o exemplo da LATAM, o que acredito que acontecerá, será de grande importância para nossa juventude, oferecendo uma valiosa oportunidade de aprendizado que agregará imenso valor às suas vidas”, explicou.
Expansão – O parque industrial de São Carlos possui 95 mil m², com 7 hangares permanentes e 22 oficinas, todas equipadas com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados, sendo o maior centro de manutenção aeronáutica da LATAM. Com uma equipe de 2.000 funcionários, responsáveis por mais de 60% de todas as manutenções programadas das aeronaves do grupo LATAM no país, o centro tem capacidade para executar as manutenções mais complexas, de acordo com as instruções técnicas dos fabricantes e homologado por autoridades aeronáuticas, atestado por certificações internacionais.