Notícias
Prêmio Tesouro Nacional celebra 30 anos em cerimônia nesta segunda-feira
O Tesouro Nacional realiza, nesta segunda-feira (8/12), a partir das 15h, a cerimônia de premiação da 30ª edição do Prêmio Tesouro Nacional, considerado o mais longevo e ininterrupto reconhecimento da administração pública brasileira voltado à produção técnico-científica e inovação em finanças e políticas públicas. Ao completar três décadas, o prêmio reforça sua trajetória de estímulo à pesquisa, à excelência e à inovação na gestão fiscal.
A edição comemorativa contará com a participação especial do ex-secretário do Tesouro Nacional Almério de Souza Lima, que foi o idealizador do prêmio em 1996. Em conversa recente (acompanhe aqui) com o atual secretário do Tesouro, Rogério Ceron, Almério destacou a importância da integração entre academia e serviço público. “A junção do servidor do Tesouro Nacional com professores e pesquisadores cria estudos de alta qualidade, aproximando teoria e prática na gestão da dívida pública”, afirmou.
A cerimônia celebrará a contribuição de pesquisadores, especialistas e servidores que, ao longo de 30 anos, fortaleceram a capacidade analítica do Estado e a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Tesouro Nacional no YouTube.
Três décadas de impacto
Nos 30 anos de história, o Prêmio Tesouro Nacional vem reconhecendo talentos e incentivando a pesquisa em finanças públicas. Nesta edição especial, a premiação contemplará trabalhos em três áreas centrais: Finanças Públicas, Gestão Fiscal e Avaliação de Políticas Públicas.
Os finalistas de cada categoria terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas e soluções durante a cerimônia, destacando iniciativas que contribuem para o aprimoramento da administração pública, o fortalecimento da gestão fiscal e a avaliação de políticas que impactam diretamente a sociedade.
Os vencedores receberão troféus, certificados e prêmios em dinheiro, além da publicação dos trabalhos em edição especial da Revista Cadernos de Finanças Públicas, que desde 2020 já reuniu 33 artigos vencedores.
Na cerimônia também serão prestadas homenagens a personalidades que marcaram a trajetória do prêmio. Nesta edição comemorativa, será realizada ainda uma premiação especial para estudos históricos que se destacaram ao longo dos 30 anos do evento, reforçando o compromisso do Tesouro Nacional com a valorização do conhecimento e da inovação no setor público.
A 30ª Edição do Prêmio Tesouro de Finanças Públicas conta com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e do Banco do Brasil (BB) nesta edição comemorativa.
A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tesouro Nacional no YouTube: https://youtube.com/live/MDDEjPPlc_4?feature=share