Publicações, Dados e Estatísticas

Quais são as principais publicações da Dívida Pública Federal?

As principais publicações da Dívida Pública Federal são:
 

a. Plano Anual de Financiamento - PAF:

Publicação do Tesouro Nacional que busca proporcionar análise detalhada do programa de ações do Tesouro Nacional, expondo o conjunto de objetivos, diretrizes, estratégias e metas que serão observados na gestão da Dívida Pública Federal no ano a que se refere. O documento apresenta, ainda, os resultados referentes à composição, ao perfil e ao estoque da dívida projetados para o final do ano, expressos sob a forma de limites indicativos. Todas as suas edições podem ser encontradas no portal Tesouro Transparente .Acesse aqui o PAF em português ou aqui em inglês.

b. Relatório Anual da Dívida Pública – RAD:

Apresenta os resultados e os principais avanços do gerenciamento da dívida registrados ao longo do ano anterior, tendo como referência as diretrizes, estratégias e metas traçadas pelo Plano Anual de Financiamento. O documento traz ainda os avanços institucionais do Tesouro Nacional e uma seção especial dedicada aos resultados do Programa Tesouro Direto. Todas as suas edições podem ser encontradas no portal Tesouro Transparente. Acesse aqui o RAD em português e aqui em inglês,

c. Relatório Mensal da Dívida Pública Federal – RMD:

Publicação iniciada em janeiro de 2007, em substituição à Nota para a Imprensa – DPMFi e Mercado Aberto. O Relatório apresenta estatísticas sobre emissões, resgates, estoque, perfil de vencimentos e custo médio, dentre outros, para a Dívida Pública Federal em mercado, nela incluídas as dívidas interna e externa de responsabilidade do Tesouro Nacional. Além disso, o documento apresenta informações sobre o Programa Tesouro Direto e auxilia no acompanhamento das metas do Plano Anual de Financiamento. Todas as suas edições podem ser encontradas no portal Tesouro Transparente. Acesse aqui a versão em português do RMD e aqui em inglês

d. Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública:

O Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública apresenta estimativas e análises sobre o comportamento da dívida pública brasileira com relação aos seus principais indicadores, como o indicador da Dívida Bruta do Governo Geral, o de Dívida Líquida do Setor Público, entre outros. Nesse relatório as projeções são realizadas com base em dados tanto do Tesouro quanto do Banco Central e do Fundo Monetário Internacional. Além das projeções, o relatório explica alguns conceitos relacionados à dívida, discorre sobre as implicações práticas da trajetória estimada para o endividamento, apresenta gráficos com comparações internacionais e traz um quadro com o cenário macroeconômico utilizado nas projeções dos indicadores da dívida. Todas as suas edições podem ser encontradas nessa página.

e. Relatório Quadrimestral de Operações de Crédito Garantidas (RQG):

O relatório apresenta as informações mais relevantes das operações de crédito com garantia da União, entre as quais: evolução dos saldos devedores dos contratos garantidos, principais credores e mutuários, e montante das garantias honradas. Todas as suas edições podem ser encontradas no portal Tesouro Transparente. Acesse aqui o RQG em português e aqui em inglês.

f. Cronograma de Leilões:

Ao final de cada mês, o Tesouro Nacional divulga seu cronograma de emissões de títulos para o período subseqüente, informando as datas de realização e de liquidação dos leilões, o volume máximo e os títulos que serão ofertados no período. O cronograma podem ser consultados na página dos resultados dos leilões.

Onde encontro as principais estatísticas sobre a Dívida Pública Federal?

As principais estatísticas são divulgadas no Relatório Mensal da Dívida (RMD). As séries históricas estão disponíveis no Painel de Séries Temporais do Tesouro Nacional.


Onde encontro os prospectos das emissões externas do Tesouro Nacional?

Os prospectos das emissões externas podem ser encontrados no site da U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), no endereço http://www.sec.gov/cgi-bin/srch-edgar?text=federative+republic+of+brazil&first=1994&last=2010. Estes documentos também podem ser consultados nos terminais da Bloomberg ou da Reuters, por exemplo.


Onde encontro o código ISIN dos títulos públicos?

Os códigos ISIN para todos os títulos da dívida interna de emissão pelo Tesouro Nacional podem ser encontrados na página da B3 na internet, http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/codigo-isin/pesquisa/, escolhendo como emissor: "SECRETARIA TESOURO NACIONAL". Quanto aos títulos da dívida externa, é possível encontrar essas informações em http://www3.tesouro.gov.br/divida_publica/downloads/soberanosinternet.xls e em aplicativos de divulgações de informações (por exemplo, terminais da Bloomberg e da Reuters).