Notícias
Paulo Marques assume a Subsecretaria de Administração Financeira Federal do Tesouro Nacional
O auditor federal de finanças e controle Paulo Moreira Marques foi nomeado nesta terça-feira(04/11), em ato publicado no Diário Oficial da União, subsecretário de Administração Financeira Federal (SUAFI) do Tesouro Nacional. Marques, que é servidor de carreira da Instituição desde 2014, substituirá no cargo o também servidor Marcelo Pereira de Amorim.
Paulo Marques possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e mais de 11 anos de experiência nas áreas de finanças públicas e gestão da dívida.
No Tesouro Nacional, ocupou a função de coordenador-geral do Tesouro Direto, onde atuou na gestão do programa, no lançamento de novos títulos e no desenvolvimento de ferramentas e funcionalidades que aprimoraram a experiência dos investidores. Foi também coordenador de Planejamento Estratégico da Dívida Pública (COGEP), com participação na criação e implementação do primeiro título soberano sustentável da Dívida Pública Federal, e gerente de Relacionamento Institucional (GERIN), com destaque para o acompanhamento da relação com investidores e o desenvolvimento de metodologias baseadas em critérios de agências de rating soberano.
O servidor prestou ainda consultoria de curto prazo pelo Banco Mundial em diversos países, incluindo Peru, México, República Dominicana, Guatemala, Panamá e Jordânia, além de ter integrado conselhos fiscais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da BB Administradora de Consórcios S.A.
Atribuições
A Subsecretaria de Administração Financeira Federal (SUAFI) é responsável por orientar, normatizar e supervisionar os processos de planejamento e programação financeira, administração financeira federal e gerenciamento da Conta Única do Tesouro Nacional. Entre suas atribuições estão ainda a integração do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) ao Sistema de Pagamentos Brasileiro, o monitoramento das movimentações da Conta Única e a coordenação de assuntos de administração e programação financeira junto aos Poderes da União.