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GESTÃO ESCOLAR
Diretores compartilham experiências em formação do MEC
Entre os dias 26 e 28 de junho, o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizaram as aulas de socialização do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, deste primeiro semestre. O curso tem como principal objetivo capacitar diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, tanto em âmbito estadual quanto municipal, para que possam compartilhar e disseminar os conhecimentos visando ao aprimoramento da gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas do Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e a UFSCar.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, participou do encontro de encerramento e socialização da turma B e enfatizou que são fundamentais momentos de formação. Também ressaltou que é por meio do diálogo e das socializações de experiências que são geradas novas práticas e tomadas de decisão no contexto das escolas. “O papel das diretoras e diretores é fundamental na articulação de espaços e momentos escolares mais comprometidos com a aprendizagem na educação básica”, afirmou.
Composto por encontros virtuais semanais síncronos, com duração de três horas, e atividades assíncronas realizadas em ambiente virtual, o curso contou neste primeiro semestre de 2023 com a participação de 590 cursistas matriculados, provenientes de todas as 27 Unidades da Federação, divididos em três turmas.
As aulas de socialização e finalização desta etapa trarão a apresentação de uma proposta metodológica desenvolvida pela SEB para a implementação do curso nas secretarias de educação, além de relatos de experiências de secretarias que já aplicam essa formação em seus sistemas de ensino.
Segundo dados do Saeb de 2017, 93,83% dos diretores escolares compartilham informações entre si. Experiências internacionais têm evidenciado a eficácia da formação de diretores escolares por meio da mentoria. A interação entre diretores escolares dentro da mesma rede administrativa estabelece laços de confiança, facilitando a prestação mútua de apoio, recebimento de contribuições e trocas de conhecimento de forma prática e eficiente.
Formação – o Curso de Mentoria para Diretores Escolares possui uma carga horária total de 210 horas, com nível de aperfeiçoamento. A formação é conduzida por tutores, com aulas síncronas ministradas por professores responsáveis pelas disciplinas, além de atividades assíncronas. Seu principal objetivo é capacitar diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, visando ao aprimoramento de suas habilidades para lidar com as múltiplas funções desempenhadas, com enfoque nas situações práticas do dia a dia escolar. Além disso, prepara-os para atuarem como mentores, facilitando a comunicação entre seus pares, compartilhando experiências e conhecimentos e avaliando todo o processo.
A metodologia da Mentoria de Diretores Escolares busca consolidar os conhecimentos e aprendizados adquiridos pelos diretores escolares, por meio da exposição e explanação de cada um sobre o processo de formação. São os próprios diretores que demonstrarão o que aprenderam ao longo de suas carreiras, destacando as experiências e relações mais eficazes. O objetivo é proporcionar uma experiência interativa que promova a ressignificação e a transformação dos contextos vivenciados, baseando-se em experiências pessoais únicas. Com essa ação, a SEB demonstra estar em sintonia com a Meta 19 do Plano Nacional de Educação que orienta para o desenvolvimento de programas de formação para diretores e gestores escolares.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica