Notícias

MISSÃO 5G

Experiências tecnológicas e encontro com investidores encerram passagem do MCom nos EUA

Comitiva liderada por Fábio Faria participou de exposição de usos de redes privativas de 5G e de reunião para atrair investimentos nas telecomunicações
Publicado em 10/06/2021 21h36 Atualizado em 11/06/2021 10h29
132_bc3.png

O último dia da missão oficial, chefiada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, aos Estados Unidos teve como destaques a apresentação de experiências com redes privativas e segurança cibernética, participação de debate sobre recomendações de políticas públicas para o mercado de telecomunicações, além de uma reunião com potenciais investidores americanos no setor de telecomunicações brasileiro.

Focada em conhecer a experiência dos Estados Unidos na implementação da tecnologia 5G, a comitiva esteve nesta quinta-feira (10/6) em Nova Iorque para conhecer os modelos de redes privativas da empresa sueca Ericsson, que possui expertise mundial na estruturação de redes com essa natureza, e uma exposição da rede privativa FirstNet, da AT&T – Warner/Samsung, utilizada na área de segurança pelo governo americano.

“Essa viagem foi muito positiva para essa questão da rede privativa que queremos implementar no país. Nós conseguimos tirar muitas dúvidas que pairavam ainda entre os auditores e demais técnicos dos ministérios que nos acompanharam”, relatou o ministro Fábio Faria.

"Essa viagem foi muito positiva para essa questão da rede privativa que queremos implementar no país", ministro Fábio Faria

Assim, o MCom encerra uma intensa agenda, iniciada na segunda-feira (7/6), de encontros com autoridades do governo americano, empresários e investidores, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – confira o balanço da missão no infográfico abaixo.

A delegação retorna ao Brasil nesta sexta-feira (11/6). Participaram da missão os senadores Flávio Bolsonaro e Ciro Nogueira – que integram as comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores do Senado – e os ministros do TCU Walton Alencar, Raimundo Carreiro e Bruno Dantas. Além deles, há representantes do Ministério da Defesa e Ministério das Relações Exteriores, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral e da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Texto: ASCOM/Ministério das Comunicações

Comunicações e Transparência Pública