Radiodifusão

Publicado em 09/11/2020 18h43 Atualizado em 19/04/2021 15h24

Apresentação

Do preto e branco à alta definição, das ondas de rádio aos podcasts. Rádio e TV: dois meios de comunicação centenários que atravessaram a história, se reinventaram e continuam entregando conhecimento, informação, serviços e entretenimento a todos os cantos do Brasil e do mundo.

Desburocratizar o sistema e deixar um legado de inovação é o desafio da Secretaria de Radiodifusão, SERAD, vinculada ao Ministério das Comunicações. Sua principal função é formular e avaliar políticas públicas, diretrizes, objetivos e metas relativos à execução e fiscalização dos serviços de radiodifusão no Brasil.

TV e Rádio como você nunca viu.

Atualmente, 96% dos domicílios brasileiros têm um ou mais aparelhos de televisão, dos quais 77% domicílios recebem os sinais de TV digital. A meta do Ministério das Comunicações é que até o fim do 2023 todos os municípios brasileiros com transmissão com televisão analógica em operação sejam digitalizados.

O Ministério das Comunicações, visando traçar um planejamento, de tal maneira a dar maior transparência e eficiência às concessões de outorgas para prestar o Serviço de Radiodifusão Comunitária, acabou por instituir o Plano Nacional de Outorgas – PNO. O PNO conterá, essencialmente, a informação acerca de quais serão os futuros Editais a serem publicados e quais os Municípios, Estados e canais que serão contemplados em cada um deles.

O RTR, Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal, é um serviço que possibilita às emissoras de rádio FM instaladas nas capitais dos estados da Amazônia Legal retransmitam seus sinais para quaisquer municípios do mesmo estado, com possibilidade de inserção de conteúdo gerado localmente em parte do tempo.

Números do RTR

230 cidades atendidas
10 milhões pessoas contempladas

Estamos finalizando a construção deste ambiente para deixá-lo completo para você.

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e acesse o portal antigo.