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Indicadores de Serviços Postais

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Publicado em 19/12/2024 14h31 Atualizado em 19/11/2025 16h56

O Ministério dos Comunicações (MCOM) é o supervisor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), conforme dispõem, entre outros, os seguintes normativos:

  • O Decreto-Lei Nº 509, de 20 de março de 1969, que trata da transformação do Departamento dos Correios e Telégrafos (DCT) em empresa pública;
  • A Lei Nº 6.538, de 22 de junho de 1978, que trata dos serviços postais no Brasil; e
  • A Portaria MCOM Nº 8.374, de 6 de fevereiro de 2023, que aprova os regimentos internos do MCOM.

Assim, dentre as competências do Ministério dos Comunicações está a de estabelecer os índices de confiabilidade, qualidade e eficiência para a continuidade dos serviços postais explorados pela ECT.

Desta forma, seguem as metas de universalização (de atendimento postal e de entrega postal externa), e de qualidade de entrega de objetos do serviço postal básico a serem observadas pela ECT e cujo acompanhamento de resultados é feito pelo MCOM. Segundo a Portaria MCOM Nº 15.441, de 9 de dezembro de 2024, a ECT deve:

  • garantir a oferta das posições de atendimento necessárias ao atendimento postal em cada município;
  • realizar entrega postal nos distritos com população mínima de 500 habitantes; e
  • entregar no prazo objetos postais básicos: cartas, impressos e encomendas não urgentes.

RESULTADOS DA ECT 2025

  • Nome do Arquivo: Resultados da ECT 2025
  • Período: outubro de 2025
  • Tipo de Arquivo: PDF
  • Tamanho: 468 KB

INDICADORES DE SERVIÇOS POSTAIS

Nome do Arquivo Período Tipo de Arquivo Tamanho Download
Resultados da ECT 2024 Jan/2024 a Dez/2024 PDF 1,3 MB Clique aqui
Resultados da ECT 2023 Jan/2023 a Dez/2023 PDF 126 KB Clique aqui
Resultados da ECT 2022 Jan/2022 a Dez/2022 PDF 430KB Clique aqui
Resultados da ECT 2021 Jan/2021 a Dez/2021 PDF 454 KB Clique aqui
Resultados da ECT 2020 Jan/2020 a Dez/2020 PDF 133kb Clique aqui!
Resultados da ECT 2019 Jan/2019 a Dez/2019 XLSX 14kb Clique aqui!

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