Notícias

CONECTIVIDADE

Avanços no leilão do 5G marcam primeiro ano de recriação do MCom

Em Washington D.C, o ministro Fábio Faria destacou as conquistas da Pasta e a importância da nova tecnologia para impulsionar o desenvolvimento do país
Publicado em 10/06/2021 20h35 Atualizado em 11/06/2021 14h43
132_bc.png

Próximo de completar um ano da recriação do Ministério das Comunicações (MCom), o ministro Fábio Faria salientou os progressos realizados pela Pasta na estruturação do leilão do 5G. Nesta quarta-feira (9/6), durante coletiva de imprensa feita em Washington D.C – por ocasião da missão oficial aos Estados Unidos – Faria fez um balanço das ações desenvolvidas desde junho de 2020, quando assumiu o MCom. O ministro reiterou que até 2022 o 5G será uma realidade nas capitais brasileiras.

O leilão do 5G, naquele momento, estava algo muito distante de nós e a gente montou logo um grupo de trabalho; uma força tarefa para discutir esse assunto, recordou o ministro Fábio Faria

“O leilão do 5G, naquele momento, estava algo muito distante de nós e a gente montou logo um grupo de trabalho; uma força tarefa para discutir esse assunto”, recordou Faria. Em acréscimo às reuniões técnicas, em fevereiro o MCom liderou uma missão a países da Europa e Ásia, para conhecer as tecnologias adequadas ao novo padrão. “Conseguimos ter a noção do que é o 5G, o standalone, o non-standlone e de como o 5G vai funcionar no agronegócio, na educação, na telemedicina, na saúde e na Internet das Coisas”, completou.

O ministro reforçou que o leilão 5G será fundamental para ampliar a conectividade no país, “para eliminarmos, de uma vez por todas, esse gap digital – o deserto digital que nós temos no Brasil”, mencionou Faria, ao se referir aos 40 milhões de brasileiros que ainda não têm acesso à internet. O leilão do 5G vai impulsionar o desenvolvimento econômico no Brasil, dado que o valor da venda das faixas será revertido em investimentos para o setor de telecomunicações. “Temos um potencial muito grande. Com o 5G implementado, teremos um salto”, defendeu.

Missão 5G

Nesta semana, o MCom liderou missão oficial orientada a conhecer as soluções em redes privativas de 5G implementadas pelo governo norte-americano. A delegação brasileira se reuniu com representantes do poder público, empresas privadas e investidores e debateu investimentos em conectividade no Brasil.

A comitiva é composta pelos senadores Flávio Bolsonaro e Ciro Nogueira, integrantes das comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores do Senado; pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar, Raimundo Carreiro e Bruno Dantas; por representantes dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores; e por integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral e da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Texto: ASCOM/Ministério das Comunicações 

Saiba mais

MCom articula com BID investimento de mais U$ 1 bilhão para a inclusão digital
MCom conhece solução para rede 5G privativa em uso nos EUA
MCom debate infraestrutura e cenário político do 5G com empresários em Washington
MCom trata de redes privativas e segurança digital em primeira agenda com governo americano