Notícias

ENEM

Nota de esclarecimento | Cronograma e planejamento do Enem 2021

Publicado em 01/06/2021 18h44 Atualizado em 01/06/2021 18h49

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que o planejamento da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo executado e que a aplicação das provas será nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. A gestão da Autarquia está aperfeiçoando os processos que garantirão a realização do exame nessas datas. Os editais das duas versões – impressa e digital – já estão prontos e serão publicados no Diário Oficial da União (DOU), ainda nesta semana.

Destaca-se que, nesta edição, as provas do Enem impresso e do Enem Digital serão aplicadas no mesmo dia, o que otimizará a elaboração dos Cadernos de Questões, já que as duas versões utilizarão os mesmos itens. Além disso, a participação dos “treineiros” na versão impressa está garantida. O período de inscrições para o Enem 2021 será de 30 de junho a 14 de julho.

Para a realização do Enem 2021, o Inep considera o cenário atual da pandemia no Brasil. Atualmente, o Instituto e o consórcio aplicador fazem o mapeamento de possíveis locais de realização das provas que garantam o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção contra a COVID-19, como o distanciamento social, além do devido conforto e a segurança para os participantes. Uma das possibilidades em estudo é o aumento do número de municípios de aplicação.

Outra iniciativa adotada no planejamento da edição é a otimização e o encurtamento de processos, como o transporte e o armazenamento das provas. Inep, consórcio aplicador e Correios traçam estratégias para diminuir o tempo de guarda das provas e medidas para acelerar o sistema de entrega dos malotes, sempre mantendo a segurança e a isonomia do exame.

O Inep esclarece, ainda, que o contrato assinado com a gráfica responsável pela impressão das provas em 2020 está em vigência e que o processo para sua prorrogação encontra-se em andamento. Dessa forma, não será necessário realizar nova licitação, o que garante a manutenção do cronograma estabelecido.

Por fim, o Instituto anuncia que o Enem Digital ofertará 101.100 vagas na edição 2021 e que haverá novidades na aplicação dessa modalidade. Neste ano, os participantes que optarem pela versão digital do exame terão a oferta de atendimentos especializados. Os recursos disponíveis serão prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Saiba mais sobre o Enem

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Educação e Pesquisa