Competências

Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) 

  • Representar institucionalmente o Inep em assuntos de tecnologia da informação e comunicação. 
  • Prospectar, prover e gerir soluções de tecnologia da informação e comunicação no Inep. 
  • Prover e gerir ações de governança digital no Inep. 
  • Propor normas e regulamentos relativos à tecnologia da informação e comunicação para atendimento às políticas de governo. 
  • Conceber e gerir o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), mediante articulação com as unidades do Inep. 
  • Planejar, propor e desenvolver mecanismos e instrumentos para a disponibilização e disseminação de informações educacionais, em articulação com as diretorias do Inep.
  • Gerir, organizar e sistematizar dados e informações relacionados às áreas responsáveis pelos processos de coleta, estudo e avaliação educacional. 
  • Gerir e dar suporte aos sistemas informatizados e aos bancos de dados do Inep, bem como administrar os recursos de tecnologia da informação e comunicação do Instituto.
  • Definir, gerir e prover os perfis de usuários de informação, em articulação com as demais unidades do Inep. 
  • Prover ações de gestão de serviços de tecnologia da informação e comunicação.
  • Prover ações de gestão de modelagem de processos de negócio relativos à tecnologia da informação e comunicação. 
  • Prover ações de gestão de projetos relativos à tecnologia da informação e comunicação.

 

Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços (CGIS) 

  • Supervisionar, manter e atualizar os recursos computacionais e a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação. 
  • Supervisionar e manter o armazenamento e a disponibilidade das bases de dados do Inep. 
  • Conceber, gerir e prover projetos de infraestrutura, interligação de redes de serviços de comunicação de dados e de voz, servidores de aplicação e banco de dados. 
  • Gerir e prover equipamentos de rede de dados e de voz, servidores computacionais e desktops. 
  • Conceber, gerir e prover ações de segurança da informação para os ativos de tecnologia da informação e comunicação. 
  • Conceber, acompanhar e fiscalizar contratos e convênios relativos à área de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, com a verificação da correta utilização dos recursos tecnológicos envolvidos. 
  • Prospectar, gerir e prover novas soluções de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação. 
  • Promover, coordenar e desenvolver estudos e pesquisas em sua área de atuação.
  • Apoiar as ações de desenvolvimento de sistemas para fortalecer o correto cumprimento das políticas de segurança e dos padrões de funcionalidade, disponibilidade e escalabilidade. 
  • Estabelecer, em articulação com a diretoria, normas e procedimentos relativos à infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação. 
  • Fornecer informações gerenciais e de atividades relacionadas com a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação solicitadas pela diretoria.

 

Coordenação-Geral de Sistemas de Informação (CGSI) 

  • Propor, desenvolver, implantar e manter os sistemas de informação, em articulação com as unidades do Inep. 
  • Desenvolver e manter documentação pertinente aos sistemas desenvolvidos. 
  • Monitorar e propor modificações em cronogramas de projetos e de sistemas legados. 
  • Supervisionar o desenvolvimento, a operação e a manutenção dos sistemas provenientes de serviços prestados por terceiros, dentro de normas e padrões estabelecidos, bem como controlar o desempenho dos sistemas implantados.
  • Desenvolver, verificar e validar os sistemas e aplicativos, com vistas ao correto cumprimento dos padrões de segurança, funcionalidade, disponibilidade e escalabilidade. 
  • Definir, em articulação com as demais unidades, as prioridades de desenvolvimento e de manutenção de sistemas. 
  • Fornecer e participar de ações estratégicas da diretoria, além de prover informações para a atualização e gestão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação. 
  • Fornecer informações gerenciais e de atividades solicitadas pelas instâncias superiores do Inep. 
  • Estabelecer, em articulação com a diretoria, normas e procedimentos relativos aos sistemas de informação disponíveis no Inep. 
  • Promover, coordenar e desenvolver estudos e pesquisas em sua área de atuação. Fomentar e propor a adaptação de instrumentos, procedimentos e rotinas de trabalho à evolução da tecnologia e do respectivo modelo de informações. 
  • Prospectar, avaliar e disseminar novas tecnologias de informação. 
  • Conceber, acompanhar e fiscalizar contratos e convênios relativos à área de sistemas de informação, com a verificação da correta utilização dos recursos tecnológicos.