Notícias
Semana de aniversário: agência celebra 7 anos de conquistas para mineração
Impossível imaginar o mundo sem celulares, computadores, automóveis e aeronaves. Nem sempre notamos, mas quase tudo à nossa volta, desde uma simples chave no bolso, até um moderno satélite em órbita, têm algo em comum: a mineração. Considerado um dos países com maior diversidade mineral do planeta, o Brasil se destaca por reunir grandes reservas de elementos essenciais para a sociedade moderna, como ferro, alumínio, níquel, grafita e terras raras. E essa semana comemora-se sete anos do nascimento da principal responsável por resguardar esse patrimônio: a Agência Nacional de Mineração.
Criada pela Lei nº 13.575, de 26 de dezembro de 2017, a agência iniciou suas atividades o dia 5 de dezembro de 2018, data da entrada em vigor do decreto nº 9.587/2018. A entidade substituiu o antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), responsável pela gestão dos bens minerais do país por 84 anos.
|
Mais do que uma simples mudança de nome, a elevação para agência reguladora representou um grande marco para a valorização do setor. Graças ao status de agência, a entidade ganhou acesso a uma série prerrogativas e ferramentas para desempenhar com êxito suas funções institucionais de gerir, fiscalizar e promover a segurança das operações minerárias do Brasil.
Ao longo da semana de aniversário, vamos apresentar algumas das principais conquistas da Agência Nacional de Mineração nos últimos sete anos, obtidas graças à contribuição fundamental do trabalho realizado por cada uma das suas superintendências. Confira a seguir:
- Segunda-feira (01/12) – Superintendência de Fiscalização (SFI) e Superintendência de Tecnologia da Informação e Inovação (STI)
- Terça-feira (02/12) – Superintendência de Economia Mineral e Geoinformação (SEG) e Superintendência de Arrecadação e Fiscalização de Receitas (SAR)
- Quarta-feira (03/12) – Superintendência de Outorga de Títulos Minerários (SOT) e Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP)
- Quinta-feira (04/12) – Superintendência de Política Regulatória (SPR) e Superintendência de Administração e Finanças (SAF)
- Sexta-feira (05/12) – Superintendência de Segurança de Barragens e Pilhas de Mineração (SBP) e Superintendência de Planejamento e Estratégia (SPE)
Bruno Meirelles — ASCOM da Agência Nacional de Mineração
Marize Torres Magalhães — ASCOM da Agência Nacional de Mineração
Iris Vasconcellos Guimarães — ASCOM da Agência Nacional de Mineração
