Arrecadação

A atividade de Arrecadação na ANM consiste em regular, fiscalizar, arrecadar, constituir e cobrar os créditos decorrentes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), da taxa anual por hectare (TAH) e das multas aplicadas pela ANM.   

A Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais - CFEM, estabelecida pela Constituição de 1988, em seu Art. 20, § 1º, é devida por toda e qualquer pessoa física ou jurídica habilitada a extrair substâncias minerais, para fins de aproveitamento econômico, com exceção daquela oriunda da lavra garimpeira, onde o devedor é o primeiro adquirente da substância (Lei nº8.001 de 13/03/90).

Uma vez recolhida, a CFEM é distribuída mensalmente pela ANM aos estados, Distrito Federal, municípios e aos órgãos da administração da União, como contraprestação pelo aproveitamento econômico dos recursos minerais em seus respectivos territórios.

Os recursos da CFEM são distribuídos da seguinte forma:

  • 10% para a União (7% ANM, 1% FNDCT, 1,8% CETEM e 0,2% IBAMA)
  • 15% para o Estado onde for extraída a substância mineral
  • 60% para o Município produtor.
  • 15% para os Municípios quando afetados pela atividade de mineração e a produção não ocorrer em seus territórios

Os recursos originados da CFEM, não poderão ser aplicados pelos entes beneficiários em pagamento de dívidas ou no quadro permanente de pessoal da União, dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios e sim aplicadas em projetos, que direta ou indiretamente revertam em prol da comunidade local, na forma de melhoria da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde e educação.

A Taxa Anual por Hectare - TAH tem natureza jurídica de preço público, sendo devida pelo titular da autorização de pesquisa, em decorrência da publicação no Diário Oficial da União do título autorizativo de pesquisa (Alvará de Pesquisa), destinando-se exclusivamente à ANM.

Nesta página estão disponíveis manuais e relatórios, com valores arrecadados e distribuídos, além da apuração da CFEM destinada aos municípios afetados.