Certificado do Processo de Kimberley

Certificado do Processo de Kimberley

Bem-vindo ao Sistema de Certificação do Processo de Kimberley. Aqui o produtor de diamantes, ou seu intermediário, pode requerer o Certificado do Processo Kimberley, documento imprescindível para a legitimação e a comercialização de diamantes em todo o mundo.

A certificação de diamantes legítimos é coordenado internacionalmente por uma organização denominada Kimberley Process (https://www.kimberleyprocess.com/), representada no Brasil pela ANM. É por meio do Certificado que se evita produções, comercializações e uso ilegal de diamantes, como por exemplo em financiamento de ações criminosas e em conflitos armados.

Durante o processo de requerimento do Certificado, a ANM é responsável por identificar e caracterizar o lote pela distribuição de peso, quilates, fotos, valores, dados da origem da produção e do destino, para então ser conferido, embalado e lacrado por um fiscal da ANM, para a posterior emissão do certificado, caso esteja de total acordo com as leis vigentes.

Antes de requerer o Certificado do Processo de Kimberley é necessário se inscrever no Cadastro Nacional do Comércio de Diamantes – CNCD.