Notícias
II Conferência Nacional do Trabalho
Sergipe realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Foto: MTE
A etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) em Sergipe foi realizada no dia 23 de outubro, na Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Aracaju. O encontro reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e governo para discutir os desafios e oportunidades do mundo do trabalho e construir propostas conjuntas que serão encaminhadas à etapa nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo.
Ao término dos debates, foram aprovadas 15 propostas elaboradas a partir dos eixos temáticos da Conferência, com foco na promoção do trabalho decente, no fortalecimento do diálogo social, na saúde e segurança no trabalho, na qualificação profissional e no desenvolvimento econômico com justiça social.
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, que representou o ministro Luiz Marinho. Também participaram o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Sergipe, Jorge Elias Menezes Teles; o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, José Cláudio Silva Barreto; a professora doutora Melissa Camboim, representando a presidente da Fundação Municipal de Qualificação para o Trabalho, Emília Corrêa; o presidente da Comissão de Seguridade Social e do Trabalho da OAB/SE, Bruno Randon; o oficial de Parcerias do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Natanael Lopes; o presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, representando os trabalhadores; e o presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, representando os empregadores.
Em sua fala, o secretário Magno Lavigne destacou a relevância do evento para o fortalecimento das políticas públicas de trabalho no país.
“A contribuição de Sergipe será muito importante para a etapa nacional da II CNT. É essencial esse debate entre trabalhadores, empregadores e governo para construir, de forma democrática, os novos caminhos do mundo do trabalho no Brasil”, afirmou.
O superintendente regional do Trabalho, Cláudio Barreto, também ressaltou a qualidade das discussões e a importância das propostas aprovadas.
“As deliberações tratam de temas centrais como saúde do trabalhador, qualificação profissional e desenvolvimento econômico com justiça social. Sergipe tem avançado nesses temas e traz para a Conferência Nacional contribuições consistentes e representativas”, destacou.
A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que busca construir coletivamente diretrizes e políticas voltadas à promoção do trabalho decente, produtivo e sustentável no Brasil.
As etapas estaduais acontecem até o dia 11 de dezembro de 2025, e a etapa nacional será realizada em março de 2026, em São Paulo.
Confira mais informações sobre a II CNT aqui.