Notícias
Conferência Nacional do Trabalho
Mato Grosso realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Foto: Arquivo MTE
Cuiabá sediou, nesta terça-feira, 14 de outubro, a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (CNT) em Mato Grosso. O evento reuniu representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores para debater o futuro do trabalho decente no estado e no país.
A conferência estadual aprovou 14 propostas voltadas ao aprimoramento das políticas públicas de emprego, da negociação coletiva e da proteção social dos trabalhadores. As propostas serão encaminhadas à etapa nacional da Conferência, marcada para março de 2026, em São Paulo.
A abertura contou com a presença do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcos Perioto; do secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma; e do presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Carlos Alberto Corso.
Também participaram a coordenadora de Apoio ao Trabalhador e gestora do Sistema Público de Emprego (Sine), Simone Rodrigues Koehler; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt); o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); o representante da Nova Central dos Trabalhadores, Ronei de Lima; o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); o representante da Força Sindical de Mato Grosso; e o secretário municipal do Trabalho de Cuiabá, Willian Leite de Campos.
Com ampla representatividade, a conferência estadual reforçou o compromisso de Mato Grosso com o fortalecimento do diálogo social e a construção de consensos entre governo, trabalhadores e empregadores. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa nacional da II Conferência Nacional do Trabalho, que reunirá as contribuições dos estados para a formulação de diretrizes voltadas às políticas públicas do mundo do trabalho.
A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de construir, de forma coletiva, diretrizes para a promoção do trabalho decente e o fortalecimento das relações laborais no Brasil.
As etapas estaduais estão sendo realizadas em todo o país até dezembro de 2025.
Mais informações sobre a II Conferência Nacional do Trabalho acesse aqui.