Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
“Conhecimento é a chave da reconstrução”, diz Luiz Marinho sobre nova parceria com a Fundação Roberto Marinho
Foto: Allexandre Silva / MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Fundação Roberto Marinho (FRM) firmaram uma parceria para oferecer cursos preparatórios a pessoas que não concluíram a educação básica, além de cursos de qualificação profissional. O acordo foi assinado nesta sexta-feira (10), no Instituto Brasileiro de Teatro, em São Paulo, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e pelo secretário-geral da FRM, João Alegria. A cerimônia contou ainda com a presença de Rodrigo Rossi, diretor e chefe da representação da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil.
Por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional e dentro do Caminho Digital, o MTE passará a ofertar as plataformas de cursos online e gratuitos da Fundação Roberto Marinho: a co.liga, desenvolvida em parceria com a OEI, e o SEJA. Esta é a segunda parceria do MTE no âmbito do Caminho Digital; a primeira foi com a Microsoft, que disponibilizou 5,5 milhões de vagas em cursos online e gratuitos da Escola do Trabalhador 4.0.
Para Luiz Marinho, “o conhecimento é a chave da reconstrução”, e iniciativas como a parceria com a Fundação Roberto Marinho ampliam essa capacidade de levar o conhecimento a um maior número de pessoas. Ele ressaltou que políticas públicas anteriormente descontinuadas estão sendo retomadas e reconstruídas. “É um processo árduo de recriação e ampliação dos serviços e da rede de parcerias, como a que estamos lançando aqui hoje. Precisamos preparar a juventude para as mudanças digitais, para as vagas de trabalho que exigem pessoas preparadas para preenchê-las”, afirmou.
João Alegria destacou que a parceria com o MTE fortalece a aprendizagem profissional: “Hoje lançamos uma série de estratégias conjuntas de inclusão produtiva das juventudes do Brasil. Vamos também, por meio deste acordo, oferecer aulas da educação básica a muitos trabalhadores cuja trajetória escolar foi interrompida”, afirmou o secretário-geral da FRM.
Com a parceria, as plataformas co.liga e SEJA estarão disponíveis também no site do MTE e, em breve, na Carteira de Trabalho Digital. “Vamos disponibilizar os cursos aos trabalhadores por meio da carteira digital para alcançar todos que acessam o aplicativo”, explicou o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne.
Outras parcerias
A iniciativa de integrar as plataformas ao Programa Manuel Querino/Caminho Digital faz parte de uma série de ações que a Fundação Roberto Marinho e o MTE vêm adotando em conjunto. No ano passado, as instituições lançaram a Coalizão Aprendiz Legal, um movimento de alcance nacional que qualifica instituições e ONGs de pequeno e médio porte para a implementação da Lei da Aprendizagem e oferece gratuitamente a metodologia, a formação e os materiais do programa. Atualmente, aproximadamente 90 instituições utilizam o programa.