Notícias
Conferência Nacional do Trabalho
Espírito Santo realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho e aprova 13 propostas para a etapa nacional
Foto: MTE
O Espírito Santo sediou, nesta terça-feira (4 de novembro), a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e do governo no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, em Vitória. O encontro discutiu os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e resultou na aprovação de 13 propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.
A cerimônia de abertura contou com a presença do chefe da Assessoria Especial de Promoção à Igualdade no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Barros, que representou o ministro Luiz Marinho. Também participaram o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo, Alcimar Candeias; a presidente da Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT-ES), Clemilde Cortes Pereira, representando a bancada dos trabalhadores; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, representando a bancada dos empregadores; a coordenadora de Cooperação Sul-Sul e Parcerias Estratégicas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernanda Barreto; o deputado estadual João Coser; e a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Cyntia Figueira Grillo.
Durante o evento, o representante do MTE, Ronaldo Barros, destacou a importância do diálogo social e da construção coletiva de políticas voltadas à promoção do trabalho decente. “A Conferência reafirma o compromisso do governo federal com a escuta das diversas vozes do mundo do trabalho e com a formulação de políticas que assegurem condições dignas, igualdade de oportunidades e desenvolvimento com justiça social”, afirmou.
O superintendente regional do Trabalho, Alcimar Candeias, ressaltou que o Espírito Santo tem apresentado resultados expressivos em geração de empregos e formalização, mas que ainda há desafios a superar. “O estado avança na valorização do trabalho formal e na criação de oportunidades, mas é fundamental que esses avanços sejam acompanhados por políticas públicas que garantam inclusão, proteção e igualdade para todos os trabalhadores”, destacou.
A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo construir coletivamente diretrizes para o fortalecimento do trabalho decente e do diálogo social em todo o país.
Confira mais informações sobre a II CNT aqui.