Notícias
Aviso de Pauta
Ministro Luiz Marinho abre etapa São Paulo da II Conferência Nacional do Trabalho nesta quinta (4)
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa nesta quinta-feira (4) da abertura da Etapa São Paulo da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O encontro será realizado das 8h às 18h, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e governo para debater os principais desafios e prioridades do mundo do trabalho no estado mais populoso do país.
A etapa paulista integra o processo nacional da II CNT, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo construir propostas para a promoção do trabalho decente, da inclusão produtiva, da proteção social e do diálogo social. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa nacional da Conferência, prevista para março de 2026, também em São Paulo.
O Diagnóstico do Trabalho Decente de São Paulo mostra um mercado de trabalho dinâmico, com formalização de 70,8%, acima da média nacional. Mesmo assim, 7,1 milhões de pessoas seguem na informalidade, especialmente na Baixada Santista. A taxa de desocupação é de 5,1%, chegando a 8,1% entre jovens. O rendimento médio estadual (R$ 4.170) supera o nacional, mas persistem desigualdades: mulheres ganham 77% do rendimento dos homens, e pessoas negras, 61,5% do recebido por pessoas brancas. O relatório também destaca 197,5 mil crianças e adolescentes em trabalho infantil e a necessidade de ampliar políticas de conciliação entre trabalho e vida familiar.
“A etapa São Paulo da II Conferência é fundamental para que possamos traduzir a complexidade do nosso mercado de trabalho em propostas concretas para o país. São Paulo concentra os maiores desafios e as maiores oportunidades, especialmente nas áreas de formalização, qualificação profissional, inovação e proteção social. Este é um espaço de diálogo essencial para construirmos políticas que reflitam a realidade do estado e contribuam para um desenvolvimento mais justo, moderno e inclusivo”, afirmou o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Marcus Mello.
A II CNT é um espaço tripartite e paritário que busca fortalecer a participação social na formulação das políticas públicas de trabalho e emprego, ampliando a escuta de trabalhadores, empregadores e gestores públicos.
Confira aqui o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente de São Paulo.
Serviço:
II Conferência Nacional do Trabalho – Etapa São Paulo
Data: 4 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo
Endereço: Av. Prestes Maia, 733 — 16º andar, sala 1601 — Bairro Luz — São Paulo (SP)