Notícias
Observatório publica Boletim Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Observatório publica Boletim Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Esta edição do Boletim Especial do Observatório apresenta um panorama da situação das mulheres e homens pretas e pardas no mercado de trabalho no Brasil. Os dados utilizados são provenientes dos registros administrativos do Ministério do Trabalho (RAIS) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADC-T) do IBGE.
Em um primeiro momento, apresentam-se indicadores gerais da evolução da participação e remuneração no mercado de trabalho. Em seguida, fazemos uma análise específica do mercado de trabalho formal, com recortes de sexo, faixa etária, grau de instrução, setores econômicos, CNAEs, CBOs e UFs. Por fim é realizada uma exposição e análise dos dados referentes a desocupação e informalidade.
Para todas as categorias, são apresentados dados relativos ao estoque de trabalhadores com vínculo ativo em 31/12 e à remuneração no período. Em relação à remuneração, os últimos dados disponíveis na RAIS referem-se a 2016.
A análise dos dados revela que houve uma redução da diferença entre pretos e pardos e brancos no que se refere à participação no mercado de trabalho formal. Contudo, ainda permanecem desigualdades de gênero históricas no mundo do trabalho, em especial no que se refere à remuneração.
Acesse aqui a publicação completa.