PORTARIA MTE Nº 1.974, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2025
Institui o Programa de Formação Paul Singer - Agentes de Economia Popular e Solidária, voltado ao diálogo políticoinstitucional entre governos, empreendimentos solidários, organizações e movimentos populares e ao fortalecimento de espaços de participação social que ampliem a capilaridade da economia popular e solidária nos territórios.
Documento Refêrencia do Programa
Este documento se referencia nas concepções e fundamentos da Economia Solidária, nas diretrizes e nos instrumentos legais que os orientam e nos saberes produzidos pelas experiências históricas daquelas e daqueles que constroem as bases da Economia Popular e Solidária a partir dos seus territórios, enquanto uma resposta da classe trabalhadora às transformações constantes do mundo do trabalho.
O Programa de Formação Paul Singer – Agentes de Economia Popular e Solidária é construído pelo diálogo entre o Governo Federal, os governos estaduais e municipais, os empreendimentos de economia popular e solidária e coletivos populares, os movimentos populares e o Conselho Nacional de Economia Popular e Solidária.
O Programa de Formação Paul Singer - Agentes de Economia Popular e Solidária agora tem um time completo para entrar em campo. Só faltavam vocês, agentes de Economia Popular e Solidária (EPS). Estávamos na torcida para que esse momento chegasse e que cada integrante desse time fosse escalado.
O Programa deve acontecer de maneira articulada, formativa e mobilizadora para que o povo se torne protagonista na luta por melhorias. A organização e o poder popular de trabalhadores e trabalhadoras são resultado desse processo, que passa pela cooperação entre pessoas, e entre elas e as organizações, com a criação de vínculos e de confiança, alimentando o esperançar.
Programa Paul Singer mostra resultados em 2025 e “boas expectativas” para 2026
O Programa de Formação Paul Singer é parte da estratégia da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE), em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), para a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Economia Solidária e do Sistema Nacional, em sintonia com os objetivos previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Governo Federal.
A chegada de agentes territoriais aos territórios coincidiu com a apresentação à sociedade da mascote do Programa Paul Singer, freireanamente apelidada de “Pergunta Geradora”. Criada a partir do logotipo, simpática e colorida, ela saiu da tela do computador para as mãos de uma artesã que lhe deu pernas e braços de verdade, na forma de uma dinâmica boneca de pano, circulando por publicações, reuniões, vídeos, para incentivar o diálogo, as trocas, as perguntas que vão gerar reflexões e mudanças.
Ο período que demarca essa edição da revista, de setembro a novembro, coincide com a primeira imersão dos agentes de Economia Popular e Solidária (AGEPS) nos territórios de atuação do Programa de Formação Singer, em todo o país.
Folder Paul Singer - Digital.pdf
O Programa de Formação Paul Singer é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
O CADSOL é uma ferramenta digital, criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2014, em colaboração com o movimento de economia solidária, para reconhecer os empreendimentos econômicos solidários e facilitar o seu acesso às políticas públicas, além de reunir informações sobre esta forma de organização do trabalho no Brasil.
Seminário Temático: Cadsol e Programa Paul Singer
Seminário do dia 15/9 para orientar os agentes e coordenadores do Programa Paul Singer sobre o funcionamento do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Cadsol)