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Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Ações e Programas Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal

Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal

Info
seguro desemprego do pescador artesanal página seguro desemprego do pescador artesanal página

O Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), também conhecido como Seguro-Defeso, foi instituído pela Lei nº 10.779/2003 para garantir renda ao pescador artesanal durante o período de defeso, quando a pesca é proibida para preservação das espécies. O benefício é devido ao pescador profissional artesanal que comprove o exercício ininterrupto da atividade e atenda aos requisitos legais. O valor corresponde a um salário-mínimo mensal, pago durante todo o defeso. Nesse período, o beneficiário não pode exercer pesca nem outra atividade remunerada que descaracterize sua condição profissional. O Governo Federal publicou a Medida Provisória (MP) 1.323, de 4 de novembro de 2025, que transfere a gestão Seguro-Defeso, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A medida, em vigor desde 1º de novembro, estabelece que cabe ao MTE receber e processar os requerimentos, além de habilitar os beneficiários do seguro-desemprego do pescador artesanal.

  • Quem tem direito ao Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal?

    O(a) Pescador(a) profissional artesanal que:

    • Esteja inscrito(a) no RGP por, no mínimo, 1 ano contado da data de requerimento do benefício;
    • Não disponha de outra fonte de renda além daquela relacionada à atividade pesqueira;
    • Se dedicou à pesca durante o período compreendido entre o defeso anterior e o em curso, ou nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores ao do defeso em curso, o que for menor;
    • Não esteja recebendo um benefício previdenciário ou assistencial contínuo, exceto pensão por morte, auxílio-acidente e programas de transferência de renda;
    • Comprove residência em municípios abrangidos pelas portarias que estabelecem os períodos do defeso;
    • Comprove com notas fiscais a comercialização da sua produção ou com os comprovantes de recolhimento da contribuição previdenciária.
  • Histórico da Gestão do Benefício
    • Defesos iniciados até 31 de março de 2015: Competência de recepção e processamento dos requerimentos, pagamento, bem como habilitação dos beneficiários era do MTE.
    • Defesos iniciados entre 1º de abril de 2015 e 31 de outubro de 2025: Competência de recepção e processamento dos requerimentos e habilitação dos beneficiários era do INSS. O pagamento continuou sob responsabilidade do MTE, visto que o benefício é custeado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
    • Defesos iniciados a partir de 1º de novembro de 2025: competência integral do MTE.
    • As regras aplicáveis a cada período devem observar estritamente a legislação e as normas vigentes à época da gestão de cada órgão. Dessa forma, os requerimentos referentes a defesos ocorridos durante o período de competência do INSS devem ser tratados diretamente junto ao INSS, mantendo-se a conformidade com os procedimentos, prazos, recursos e responsabilidades então estabelecidos.
  • Novas medidas

    O Ministério do Trabalho e Emprego passará a verificar os seguintes documentos e informações:

    • Notas fiscais de venda de pescado ou comprovantes de contribuição previdenciária;
    • Relatório periódico que comprove atividade mensal como pescador artesanal;
    • Registro biométrico e inscrição no CadÚnico;
    • Acompanhamento do local da atividade de pesca por meio da coleta de dados georreferenciados dos pescadores;
    • Confirmação do endereço de residência do pescador e verificação de compatibilidade entre o município de residência e os territórios abrangidos pelo defeso.

    Justificativa para as novas medidas

    • Garantir o direito ao benefício a todos os pescadores e pescadoras profissionais artesanais que cumpram os requisitos;
    • Garantir que só quem vive da pesca receba;
    • Reforçar o compromisso com a justiça social e a proteção de direitos;
    • Evitar fraudes.
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Canais de atendimento para o pescador requer o benefício e fluxo de atendimento

  • Os pescadores artesanais poderão requerer o benefício do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA) por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital Android e/ou IOS ou do Portal Emprega Brasil. Ademais, pode acompanhar o processo de habilitação, pagamento e realizar pedidos de revisão por meio destes canais.

  • Os pescadores podem solicitar revisão (recurso administrativo) do pedido de Seguro-Defeso diretamente online, pelo portal ou pelo aplicativo oficial. No momento do envio, é necessário apresentar a justificativa para o pedido e anexar a documentação comprobatória.
    Fluxo de Atendimento ao Pescador Artesanal

      Acesso ao Portal/Aplicativo: O pescador artesanal inicia o processo acessando o Portal Emprega Brasil ou o Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

      Atendimento Presencial (quando necessário): Caso tenha problemas para realizar o requerimento via canais digitais, o pescador pode procurar um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

      Verificação da Localidade do Pescador: Após o requerimento, verifica-se se o endereço do pescador está localizado em uma cidade selecionada para realização da entrevista presencial.

      Se NÃO estiver em cidade selecionada:
      • O processo segue diretamente para o processamento do pedido pelo MTE.
      • Após a análise, estando tudo conforme, o benefício é liberado para pagamento.


      Se SIM estiver em cidade selecionada:
      • O pescador deverá participar de uma entrevista presencial a ser conduzida pela Fundacentro.


      Entrevista Presencial: A Fundacentro, utilizando o aplicativo específico, realiza a entrevista com o pescador para coleta de informações adicionais sobre a condição de pescador artesanal.

      Envio e Processamento dos Dados: Os dados coletados na entrevista são enviados para consumo pela DATAPREV.

      Em seguida, o resultado da entrevista é enviado ao Sistema do MTE.

      Confirmação pelo Pescador: O pescador registra o “De Acordo” na Carteira de Trabalho Digital, confirmando as informações.

      Análise e Concessão do Benefício: O MTE realiza o processamento final do requerimento considerando:

      • Dados declarados no requerimento;


      • Dados da entrevista (quando houver);


      • Informações verificadas nos sistemas oficiais.


      Pagamento do Benefício: Estando tudo regular, o benefício é autorizado e pago ao pescador.
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