Notícias
EVENTO
No Congresso Nacional, Frederico de Siqueira Filho fala dos avanços na inclusão digital do país
Foto: Shizuo Alves/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, detalhou, nesta terça-feira (16), os avanços na inclusão digital do Brasil por meio das políticas públicas da pasta, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais, no Congresso Nacional.
O chefe do Ministério das Comunicações destacou programas que aceleram esse processo de inclusão digital, como o Escolas Conectadas, responsável por conectar 67% das unidades públicas de ensino; o Wi-Fi Brasil, que levou internet via satélite a 2.600 municípios; o Norte Conectado, que garante a conectividade na Amazônia com a implantação de cabos de fibra óptica pelos leitos dos rios; e o Computadores para Inclusão, iniciativa que forma e capacita jovens em novas tecnologias e doa computadores recondicionados para áreas remotas e distantes do país.
O Ministério das Comunicações tem a missão de tornar a inclusão digital um direito de todos e impulsionar a conectividade no país. Sobre esse desafio, o ministro das Comunicações destacou a importância de a Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais caminhar junto com o governo federal.
“Sabemos que há desafios a serem superados, mas confiamos na atuação conjunta de todos nós para avançarmos nesse processo. A pluralidade e o compromisso democrático deste grupo têm o potencial de formar um espaço permanente de construção e indução de políticas públicas. O Ministério das Comunicações se coloca como um parceiro dessa jornada para que a transformação digital se torne uma realidade”, disse o ministro.
A Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais será presidida pelo deputado federal Juscelino Filho e terá o papel de acompanhar de perto um setor em constante evolução. O macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação movimenta, hoje, mais de R$ 700 bilhões por ano e responde por mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos no país.
“A Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais também prioriza a promoção, implementação e universalização do acesso à conectividade, pois reconhecemos a importância das empresas e profissionais das áreas de telecomunicações e informática do Brasil. Acreditamos que eles são essenciais para garantir a soberania nacional, a integração nacional, o aumento da competitividade do país e a redução das desigualdades sociais e regionais”, falou Juscelino Filho.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628