Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
Instituições que atendem pessoas vivendo com HIV no RJ recebem computadores do Ministério das Comunicações
Crédito: Thayana Araújo/MCom
Para marcar o Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV/Aids, o Ministério das Comunicações, por meio do Programa Computadores para Inclusão, entregou, nesta terça-feira (23), máquinas recondicionadas para duas importantes instituições que atuam com pessoas vivendo com HIV e populações LGBTQIA+, em Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro. As entidades contempladas são o Centro de Atenção e Atendimento à Aids (CAAAIDS) e o Grupo Diversidade Niterói.
“Essa é uma pauta que me toca bastante. O Programa Computadores para Inclusão chega para apoiar processos de transformação social, alcançando pessoas que historicamente enfrentaram exclusões e desigualdades. Aproveitamos o Dezembro Vermelho para nos aproximar dessas comunidades e promover, por meio da inclusão digital, não apenas o acesso à tecnologia, mas também a inclusão social, a cidadania e a dignidade”, declarou Sônia Faustino, secretária-executiva do Ministério das Comunicações.
A presidente do CAAAIDS, Flávia Fabiana, afirmou que os computadores serão utilizados em cursos ofertados às pessoas atendidas a partir de 2026. Além disso, a doação vai ampliar a comunicação institucional, inclusive por meio de plataformas on-line e redes sociais; fortalecer a infraestrutura tecnológica; apoiar o desenvolvimento de atividades educativas; e contribuir para a elaboração de projetos, prestação de contas e captação de recursos.
“É uma grande alegria receber esses computadores do Ministério das Comunicações. Eles representam um passo importante para a inclusão digital e social, pois vão permitir que mais pessoas tenham acesso à informática, à informação e às oportunidades que o mundo digital oferece. Vamos oferecer cursos básicos de informática e ampliar o aprendizado, a autonomia e a cidadania das pessoas que atendemos. Agradecemos essa parceria e reafirmamos nosso compromisso de utilizar esses equipamentos de forma responsável e estratégica, promovendo inclusão, protagonismo e novas oportunidades”, celebrou.
O presidente do Grupo Diversidade Niterói, Vinícius Coelho, ressaltou que a doação possibilitará a ampliação das atividades sociais, educativas e de apoio oferecidas pela instituição, que atua diretamente com a população LGBTQIA+. “Ter esses computadores em nossa sede vai permitir ampliar oficinas e atividades de pesquisa, além de fortalecer os atendimentos jurídicos e psicológicos que já realizamos”, afirmou.
O Centro de Atenção e Atendimento à Aids (CAAAIDS) recebeu 10 computadores e atualmente atende cerca de 100 famílias. O Grupo Diversidade Niterói também foi contemplado com 10 máquinas.
A iniciativa reforça o compromisso do governo federal com a inclusão digital como ferramenta de promoção da dignidade humana, do combate ao estigma e da redução das desigualdades sociais. Ao contemplar organizações que atuam com pessoas vivendo com HIV e populações LGBTQIA+, o Ministério reafirma a perspectiva de direitos, acolhimento, cidadania e respeito à diversidade que orienta o Dezembro Vermelho.
Programa
O Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital em todo o país.
O projeto conta com Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) — espaços físicos adaptados para recondicionar equipamentos eletroeletrônicos descartados por bancos e órgãos públicos.
Nesses locais, também são realizados cursos e oficinas que capacitam jovens, adultos e pessoas idosas em informática e manutenção de computadores e celulares, além de promover a conscientização sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos.
Todos os equipamentos recondicionados são doados a escolas públicas, associações e entidades com relevantes programas sociais, além de aldeias indígenas, territórios rurais, comunidades quilombolas e ribeirinhas, bem como favelas brasileiras.
Cada estado possui ao menos um CRC. No Rio de Janeiro, a unidade fica em Maricá e atende todo o estado.
Ao longo do programa, quase 67 mil computadores reciclados já foram doados a 1,3 mil municípios. Somente em 2025, foram destinados cerca de 11 mil equipamentos.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628