Notícias
SUSTENTABILIDADE
ANTT participa do I Fórum de ESG das Agências Reguladoras
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou presença e participou dos enriquecedores debates, nos dias 27 e 28 de março, do I Encontro do Fórum de ESG das Agências Reguladoras, realizado na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília (DF). O evento teve como objetivo fortalecer conexões institucionais, fomentar uma rede de parcerias e capacitar a força de trabalho das agências na área de sustentabilidade. O próximo encontro já tem local e data definidos: na ANTT, em 2026.
No primeiro dia da programação, a ANEEL apresentou um diagnóstico sobre a pauta ESG no âmbito das agências reguladoras, assim como abriram mesas redondas com diferentes experiências bem-sucedidas do setor público. Uma das palestrantes, Maristela de Carvalho (LideraGov – ENAP), apresentou ações afirmativas sobre o tema e metas concretas de diversidade para lideranças, como o LideraGov exclusivo para pessoas negras. À tarde, o grupo presencial seguiu para uma visita técnica à Sala Verde, no Senado Federal.
As atividades do segundo dia abordaram uma aula sobre estratégias de priorização e gestão de ações sustentáveis, além de uma exposição sobre descarbonização no serviço público. A palestra de encerramento da programação foi promovida pela superintendente substituta de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação (SUSPI) da ANTT, Claude Araújo, que relatou o caminho trilhado pela Agência para implementar a sustentabilidade. “A ANTT vem pavimentando esse caminho da sustentabilidade já há algum tempo, mas aceleramos o passo nessa direção especialmente no último ano", explicou.
Nesse contexto, a ANTT criou a Superintendência de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação (SUSPI) em 2025, para ser uma área dedicada à implementação do Programa de Sustentabilidade da Infraestrutura, do Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão (PDE&I) e do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS). Recentemente, também foram criados dois comitês para debater e implementar o desenvolvimento sustentável e programas de resiliência nas concessões rodoviárias e ferroviárias federais.
“A participação da ANTT em eventos desse porte reforça o compromisso da Agência com o debate, o intercâmbio e a incorporação de boas práticas, bem como a internalização das políticas públicas, para que não se trate de discurso sem prática”, concluiu Claude Araújo.
Ao final do evento, a ANTT anunciou que sediará o próximo encontro, em 2026, e que também espera intensificar as ricas discussões promovidas no primeiro fórum, bem como fomentar parcerias.
O evento reuniu representantes das 11 agências reguladoras federais: Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de convidados, como Ministério de Gestão e Inovação (MGI) e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
ESG na prática
O Fórum de ESG das Agências Reguladoras foi instituído em dezembro de 2024, no âmbito do COARF, com a missão de fortalecer a articulação entre as agências e promover a capacitação contínua dos profissionais envolvidos com sustentabilidade.
Coordenação Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias