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Declaração de Rede

Publicado em 21/10/2022 12h50 Atualizado em 11/03/2025 13h45

Declaração de Rede

Instituída pela Resolução ANTT nº 3.695, de 14 de julho de 2011, a Declaração de Rede (DR) é um documento declaratório que tem por objetivo disponibilizar ao público informações sobre as condições técnico-operacionais da infraestrutura ferroviária concedida que vigorarão para o ano de referência. As informações são encaminhadas anualmente à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT pelas concessionárias e subconcessionárias, doravante também denominadas de concessionárias.  

A DR é composta por diversas informações, incluindo, mas não se limitando a: 

  • trem-tipo: código, número de vagões e locomotivas, comprimento, Tonelada Útil (TU), mercadorias; 

  • terminais: mercadorias, capacidade; 

  • postos de abastecimento: código, localização; 

  • postos de manutenção: código, localização; 

  • pátios: código, situação operacional, comprimento, tempo médio de licenciamento; 

  • Entre Pátios: linha, extensão, bitola, raio mínimo de curva, rampa máxima, número de linhas, sentido de tráfego, sistema de sinalização e comunicação, tempo de percurso, tempo de licenciamento, seções de bloqueio, índices de eficiência, inventário de capacidade; e 

  • Entre Trechos:  linha, perfil do trilho, tipo de fixação, tipo de dormente, taxa de dormentação, Velocidade Máxima Autorizada (VMA), carga máxima por eixo. 

O inventário de capacidade contempla informações sobre a capacidade instalada, a capacidade vinculada e a capacidade ociosa dos Entre Pátios. 

A capacidade instalada corresponde à capacidade de tráfego máxima de um trecho ferroviário, nos dois sentidos, em um período de 24h (vinte e quatro horas), observadas premissas técnicas e operacionais de segurança, conforme descreve a Resolução ANTT nº 5.943, de 1º de junho de 2021, art. 2º, inc. II. É normalmente definida com o auxílio da metodologia de Colson, que, para linhas singelas e bidirecionais, adota a seguinte equação: 

Imagem.formula.DR.png
Equação - capacidade instalada

A capacidade vinculada é definida como a quantidade de trens prevista para circular em um trecho ferroviário, no ano de referência, nos dois sentidos, em um período de 24h (vinte e quatro horas). É função dos contratos firmados e das metas de produção estabelecidas, incluindo a utilização de reserva técnica, nos termos da Resolução ANTT nº 5.943, de 2021, art. 2º, inc. III. Para as concessionárias que não possuem metas de produção definida, convencionou-se a apresentação de uma previsão acerca da perspectiva de transporte para o ano de exercício da DR. 

Já a capacidade ociosa é a capacidade de transporte definida pela diferença entre a capacidade instalada e a capacidade vinculada, nos termos da Resolução ANTT nº 5.943, de 2021, art. 2º, inc. IV, e representa a capacidade ainda disponível para novos usuários. 

As Declarações de Rede são objeto de análise e fiscalização por parte da ANTT (art. 5º, §2º da Resolução ANTT nº 5.943, de 2021), que pode solicitar a correção de inconsistências previamente ou posteriormente à divulgação dos dados. 

Vale registrar, por fim, que o conjunto de informações constantes da DR apresenta caráter eminentemente operacional, não se constituindo em base de registros patrimoniais das concessionárias de serviço público de transporte ferroviário de cargas. 

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