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HS-WIM

ANTT e Inmetro celebram homologação do sistema de pesagem em alta velocidade (HS-WIM)

Tecnologia traz inúmeros benefícios e passa a poder ser aplicada aos novos contratos de concessão
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Publicado em 01/08/2024 11h44 Atualizado em 01/08/2024 14h20
ANTT e Inmetro celebram homologação do sistema de pesagem em alta velocidade (HS-WIM)

Foto: Jeff D'avila/AESCOM ANTT.

Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e do grupo EcoRodovias realizaram, nesta quarta-feira (31/7), um ato em celebração da homologação do sistema de pesagem em alta velocidade (High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM). A tecnologia passou por um período de testes a partir do Sandbox Regulatório na BR-365, em Uberlândia-MG, rodovia concedida ao grupo EcoRodovias.

Com a homologação do Inmetro sobre o equipamento, a ANTT passa a poder aplicar o HS-WIM aos novos contratos de concessão rodoviária e renovação dos contratos existentes. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União nessa quinta-feira (1/8).

A tecnologia apresenta uma série de benefícios em relação ao sistema tradicional de pesagem em balança paralela à rodovia: menor tempo de viagem por evitar paradas; pesagem 24h de todos os veículos que transitam na rodovia, contribuindo para a diminuição no número de acidentes, necessidades de socorro médico e mecânico; diminuição de engarrafamentos; diminuição em 20% da emissão de gases do efeito estufa; diminuição dos gastos dos transportadores com manutenção do sistema de frenagem do veículo; pórtico mais barato que a balança tradicional, com sustos de operação também reduzidos; entre outros.

 “Em pouco mais de um ano de testes, já temos vários resultados que deixam evidente a vantajosidade do HS-WIM”, pontuou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio. “O projeto possibilita a melhor experiência do usuário”, completou.

“O projeto do HS-WIM simboliza o PROREV, programa da ANTT que visa à revolução regulatória, tecnológica e comportamental. Por meio de tecnologia, pesaremos 100% dos veículos, 24h por dia, melhorando a segurança viária, a experiência do usuário, emissão de gases-estufa, enfim, inúmeros benefícios. Com o apoio do Inmetro, conseguimos avançar mais rápido. Em breve deve ser uma realidade em todas as rodovias do Brasil”, relatou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, informa que o sistema de pesagem em alta velocidade (High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM) está alinhado às diretrizes do Governo Federal, refletindo um compromisso com a sociedade. Brito destaca a colaboração entre o Inmetro, a ANTT e as concessionárias para o desenvolvimento do setor e a modernização dos processos.

O diretor de Metrologia Legal, do Inmetro, Marcelo Morais, ressaltou também os benefícios da implementação deste primeiro modelo de balança aprovado para pesagem em velocidade de trânsito no país. “Com isso será possível fiscalizar 100% da frota, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa medida tornará a fiscalização do excesso de cargas mais eficiente através de novas tecnologias, aumentando a precisão dos dados e permitindo ações preventivas ao acompanhar de perto os instrumentos” afirmou Morais.

>>> Acesse aqui para ver todas as fotos da reunião <<<

Sobre o HS-WIM

As tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle de rodovias em fluxo livre são todas aquelas que permitem a caracterização do tráfego, fiscalização, cobrança de pedágio, fiscalização de transporte e quaisquer outras funções relacionadas ao conhecimento do tráfego rodoviário sem que o usuário da rodovia sinta a interferência da operação do equipamento no seu fluxo, isto é, sem necessitar reduzir sua velocidade ou controlar a posição do veículo para permitir o funcionamento da operação desejada. A pesagem em alta velocidade (equipamento HS-WIM) é um desses dispositivos tecnológicos revolucionários.

O HS-WIM passou por um período de avaliações em ambiente de testes a partir do Sandbox Regulatório, permitindo que todos os ajustes fossem realizados a fim de que a implementação da tecnologia esteja em conformidade com as leis e com as melhores e mais inovadoras práticas relacionadas aos transportes terrestres no Brasil e no mundo.

“As vantagens da operação das tecnologias de fluxo livre, como o HS-WIM, são diversas, trazendo o mínimo impacto possível na viagem dos usuários, reduzindo atrasos, evitando gastos desnecessários de combustível e reduzindo as emissões de gases poluentes e do efeito estufa, garantindo ainda que os veículos sigam viagem sem interrupções e que os usuários que trafegam dentro dos requisitos legais não sejam abordados para a fiscalização”, explicou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
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Infraestrutura, Trânsito e Transportes

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