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ANTT divulga balanço dos primeiros 30 dias de concessão no Lote 2 das Rodovias Integradas do Paraná

Foram executadas diversas intervenções visando a melhoria das condições das rodovias concedidas, com foco nos usuários
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Publicado em 04/04/2024 11h27 Atualizado em 04/04/2024 11h29
ANTT divulga balanço dos primeiros 30 dias de concessão no Lote 2 das Rodovias Integradas do Paraná

Foto: Jeff D’Avila / AESCOM ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro se reuniram nesta quarta-feira (3) para fazer um balanço detalhado dos primeiros 30 dias da concessão do 2 das Rodovias Integradas do Paraná, que abrangem centenas de quilômetros de estradas estaduais e federais. Na reunião de acompanhamento e alinhamento, foram apresentados os resultados iniciais das atividades operacionais e dos trabalhos realizados  pela concessionária nesse primeiro mês, além de um balanço com as ocorrências do feriadão de Páscoa.

Nos primeiros 30 dias de atividades, foram executadas diversas intervenções visando a melhoria das condições das rodovias concedidas no Lote 2, com foco nos usuários. Entre os destaques, estão os reparos em 2,3 km de pavimento, aplicação de massa asfáltica em 23,5 km e 4.168 buracos tapados. Além disso, foram instaladas 396 placas de sinalização vertical, realizada a pintura de faixas em 87,4 km de estradas e limpeza de drenagem em 94 caminhões. A manutenção de obras de arte especiais (OAE) foi feita em 6 unidades, enquanto a roçada de áreas verdes alcançou 539 km. Também foram instaladas defensas metálicas em 1.764 metros.

Além disso, houve requalificação da sinalização vertical e horizontal, com especial destaque para a área de escape da BR-277. A Serra da BR-277 também contou com requalificação de drenagem, entre outras ações de melhorias. As atividades dos Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná tiveram início no dia 28 de fevereiro, com um investimento previsto de cerca de R$ 30 bilhões ao longo de 30 anos.

A assinatura dos contratos de concessão, após quase cinco anos de planejamento, ocorreu em 31 de janeiro de 2024, marcando uma nova fase na infraestrutura rodoviária do estado. O trabalho inédito foi construído entre Governo Estadual e Governo Federal, envolvendo parceria e diálogo integrados da ANTT com DNIT e DER. O Lote 2 estende-se por 604,66 km, englobando trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

A autorização para o início da cobrança nos pedágios dos Lotes 1 e 2 foi concedida pela ANTT em 12 de março, após vistorias que atestaram o cumprimento dos requisitos contratuais obrigatórios pelas concessionárias. O valor leva em conta o reajuste inflacionário do período. Durante as vistorias, foram verificados itens essenciais para o funcionamento adequado das praças de pedágio, incluindo a integração com o Centro de Controle Operacional (CCO), Sistema de Controle de Velocidade (SCV) e Serviço de Inspeção de Tráfego (SIT), conforme estabelecido nos contratos de concessão, que estão em conformidade.

Como regra, as tarifas ofertadas pelas empresas participantes dos leilões têm a data-base idêntica a dos estudos de viabilidade da concessão. Portanto, o reajuste considerou o período de outubro de 2021 a março de 2024, que acumulou 15,75%. O valor dos pedágios servirá para melhoria contínua na manutenção, conservação e expansão da infraestrutura rodoviária, garantindo maior segurança e conforto aos usuários.

"Com o compromisso de transformar a infraestrutura viária, as atividades no Lote 2 inauguram um novo horizonte para o transporte e a conectividade no Paraná, estabelecendo um modelo a ser seguido em todo o país. Essa é uma nova era nos contratos de concessão", disse o diretor da ANTT, Luciano Lourenço, que acompanhou os trabalhos desde o início.

Balanço Páscoa

Durante o feriadão de Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março, foram contabilizados o tráfego de 266.706 veículos, com uma média diária de 53.341. Nesses quatro dias, foram registrados 373 socorros mecânicos, 34 atendimentos pré-hospitalares, 228 remoções, 418 inspeções de trânsito e 539 apoios operacionais.

Uma ocorrência relevante foi o tombamento de uma carreta de sete eixos na descida da Serra de Morretes, que ocasionou congestionamentos de até 18 km no sentido Leste. No entanto, graças às intervenções realizadas no local, a situação foi normalizada três horas.

>>> Veja aqui todas as fotos da reunião <<<

Assessoria Especial de Comunicação

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

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